Notícias | Dia a dia
Wimbledon: há 48 anos, Navratilova ganhava 1º título
07/07/2020 às 16h04

Londres (Inglaterra) – Neste dia, em 1978, Martina Navratilova, aos 21 anos, ganhava seu primeiro título de simples de Grand Slam, de um total de nove. Era a primeira vez que a tcheca enfrentava Chris Evert numa final de Wimbledon. Ao longo da carreira, elas duelaram 80 vezes e cada uma conquistou 18 títulos de simples de Grand Slam. Naquele histórico 7 de julho de 1978, uma sexta-feira, Navratilova venceu, de virada, com parciais de 2/6, 6/4 e 7/5, diante de 14 mil espectadores. A canhota tcheca conseguiu virar também no set decisivo e venceu uma das finais mais apertadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Tcheca de nascimento, Navratilova havia pedido asilo aos Estados Unidos em 1975, logo após cair na semifinal do US Open diante de Evert. Mas só conseguiu a cidadania americana em 1981. Pelo título, ganhou Navratilova prêmio de quase US$ 31 mil.

"Ela passou por muita dor e solidão", disse Evert na ocasião. A bicampeã de Wimbledon foi sua primeira amiga quando se estabeleceu nos Estados Unidos. "Mas ela está mais firme do que eu neste momento, esta semana", acrescentou. No set final, Evert saiu de 0/2 para 4/2, mas Navratilova empatou em 5 e o que parecia impossível, aconteceu. Evert perdeu o serviço e Navratilova sacou para o título, sem ceder nenhum ponto.

 

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva