Notícias | Dia a dia
Chave de duplas do US Open valerá menos pontos
06/07/2020 às 17h52

Título de duplas em Nova York valerá apenas 1.000 pontos no ranking da ATP

Foto: Arquivo

Nova York (EUA) - Depois de revisar o cálculo do ranking para o restante da temporada, a ATP definiu também que a chave de duplas do US Open vai valer menos pontos que o normal. Ao invés de os campeões receberem 2 mil pontos, como acontece em qualquer Grand Slam, os vencedores de 2020 ganharão apenas mil pontos no ranking.

Toda a distribuição de pontos na chave de duplas masculinas do US Open será equivalente à de um Masters 1000 e não à de um Grand Slam. Isso porque o número de jogadores na edição deste ano será reduzido à metade. Serão apenas 32 parcerias e 64 tenistas em quadra. Dessa forma, bastam apenas cinco vitórias para ser campeão.

+ ATP mudará cálculo do ranking no restante do ano
+ US Open não terá quali e chave de duplas será menor
+ ATP e WTA cancelam saibro e congelam os rankings

Com a mudança, as duplas que chegarem às oitavas de final do Grand Slam nova-iorquino receberão 90 pontos no ranking da ATP. A campanha até as quartas de final rende 180 pontos, com 360 para os semifinalistas e 600 pontos para os vice-campeões do torneio.

Os rankings atuais de simples e duplas da ATP estão congelados desde 16 de março, quando a temporada foi suspensa por conta da pandemia da Covid-19. O circuito masculino será retomado a partir de 14 de agosto, em Washington. A próxima atualização do ranking sairá no dia 24 de agosto e servirá de base para definir os cabeças de chave do US Open.

Pelo sistema que será adotado até o fim da temporada, o ranking da ATP irá considerar os 18 melhores resultados de cada jogador em até 22 meses, no período entre março de 2019 e dezembro de 2020. Anteriormente, eram considerados os 18 melhores resultados em 12 meses (ou 52 semanas).

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva