Notícias | Dia a dia
Há 63 anos, Gibson ganhava o 1º título de Wimbledon
06/07/2020 às 14h07

Londres (Inglaterra) – Neste dia, em 1957, Althea Gibson tornou-se a primeira afro-americana a ganhar o torneio de simples de Wimbledon. No mesmo ano, ela conquistou seu segundo Grand Slam no US Open, então chamado Campeonato Nacional. Gibson foi campeã de Wimbledon também em 1958 e campeã de Roland Garros em 1956. Billie Jean King diz que Althea Gibson, com 5 títulos de simples de Grand Slam, é ''um tesouro americano'' que abriu as portas para as gerações futuras.''

Nesta segunda-feira, King tornou a enaltecer sua compatriota. “Obrigada, Althea, por sua tenacidade, coragem e inegável talento. O seu legado continua vivo.”

Gibson teve sua estátua inaugurada no USTA Billie Jean King National Tennis Center em agosto de 2019. “Althea foi uma tremenda influência na minha vida e na de todas que seguiram seus passos”, escreveu Billie em seu Facebook, na ocasião. Antes dela, Arthur Ashe, também afro-descendente, teve sua estátua inaugurada no US Open de 2000.

Althea Gibson conquistou seu primeiro Grand Slam em 1956, em Roland Garros. No ano seguinte, foi campeã de Wimbledon e do US Open e em 1957 chegou ao bicampeonato nessas duas últimas competições. A americana ainda conquistou cinco títulos de duplas e um de dupla mista de Grand Slam. Gibson faleceu em 2003 aos 76 anos de idade.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva