Notícias | Dia a dia
Djokovic completa 9 anos desde primeira liderança
05/07/2020 às 09h18

Ao conquistar seu primeiro Wimbledon em 2011, Djokovic também chegava enfim à ponta do ranking

Foto: Arquivo

Belgrado (Sérvia) - O sábado de 4 de julho marcou o nono aniversário da primeira passagem de Novak Djokovic pela liderança do ranking. A conquista veio com o também inédito título em Wimbledon de 2011, em cima do então campeão e líder Rafael Nadal.

O sérvio vivia a primeira grande arrancada de sua carreira. Já havia conquistado sete torneios até então, entre eles o Australian Open, Indian Wells, Miami, Madri e Roma. Nesses dois últimos, marcou suas primeiras vitórias sobre Nadal no saibro.

Esta seria a primeira passagem de Djokovic pela ponta do ranking e durou 53 semanas, até que perdeu a posição para Roger Federer exatamente em Wimbledon. O sérvio voltaria ao posto mais quatro vezes. Pouco antes do Finals de 2012, permanecendo 48 semanas na liderança; em 7 de julho de 2014, para seu mais extenso domínio, de 122 semanas; em 5 de novembro de 2018, com 52 semanas seguidas; e por fim em fevereiro do ano passado.

Com o congelamento do ranking a partir de 16 de março, Djokovic tem apenas 7 semanas no sua atual sequência e a expectativa é que a contagem recomece a partir do ATP de Washington, com nova lista no dia 24 de agosto.

Veja a história completa da mudança de liderança no ranking

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva