Notícias | Dia a dia
Há 54 anos, Billie Jean vencia Wimbledon pela 1ª vez
02/07/2020 às 18h08

Conquista em Wimbledon foi a primeira de suas 12 de Grand Slam em simples

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) – Há 54 anos, em 2 de julho de 1966, a norte-americana Billie Jean King conquistava seu primeiro título de Wimbledon e o primeiro Grand Slam de sua carreira profissional. Billie Jean King terminou a carreira com 12 títulos de Grand Slam em simples, seis deles de Wimbledon. Também venceu 16 Slam nas duplas femininas e mais 11 nas duplas mistas, totalizado 39 conquistas.

"Receber a Venus Rosewater Dish, foi um sonho tornado realidade", escreveu em suas redes sociais. "Este é o troféu mais bonito para as mulheres no mundo todo, na minha opinião. Contando os dias para ver quem terá essa beleza em suas mãos em 2021".

+ WTA celebra os 50 anos do tênis feminino profissional
+ Murray enaltece Billie Jean King e apoia união com WTA
+ Último Grand Slam de uma britânica completa 43 anos

Troféu tem significado mitológico
O troféu feminino de Wimbledon foi apresentado pela primeira vez à campeã em 1886. É feito de prata de lei e é parcialmente dourado e decorado com um intrincado desenho mitológico. Ao contrário do que o nome indica, nenhuma das figuras míticas do prato é Vênus. Em vez disso, a figura feminina sentada no centro do prato representa temperança. Ela está cercada pelos quatro elementos (terra, água, ar e fogo) e na borda estão as sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, geometria, aritmética, música e astronomia. A vencedora não fica com o troféu, que permanece no museu. Em vez disso, ela recebe uma réplica menor. 

Recordes e façanhas
Ao longo de sua vitoriosa carreira profissional, Billie Jean King detém várias façanhas. Ela é uma das dez mulheres com títulos de simples em todos os quatro Grand Slam. Também é uma das três jogadoras a ser campeã de simples, duplas e duplas mistas no mesmo Slam, o que aconteceu no ano de 1973 em Wimbledon. Isso a igualou a Margaret Court e a Martina Navratilova.

Billie Jean King é a única mulher a vencer o US Open em quatro pisos diferentes: Grama, saibro, carpete e piso duro. Ela também é a jogadora mais velha a vencer um torneio profissional, aos 39 anos e sete meses, na temporada de 1983 em Birmingham.

Pioneira do tênis feminino profissional
Billie Jean King também é uma das pioneiras do tênis feminino profissional. Ela fez parte do chamado Original Nine, grupo de nove jogadoras que assinaram os primeiros contratos do esporte em setembro de 1970. A criação dos primeiros torneios do circuito foi o primeiro passo para a fundação da WTA três anos mais tarde, em 1973. Na mesma temporada, o US Open se tornou o primeiro Grand Slam a oferecer premiações iguais para homens e mulheres.

Na época, o tênis ainda vivia o início da Era Aberta, mas a carreira profissional ainda não era tão atrativa para as mulheres, que chegavam a receber até oito vezes menos que os homens nos mesmos torneios. A liderança de Billie Jean King ajudou na criação de um circuito independente. Principal jogadora do mundo em 1971, ela se tornaria a primeira atleta a ganhar mais de US$ 100 mil em um único ano. Até hoje, aos 76 anos ela ainda atua promovendo a igualdade de condições para as mulheres no esporte.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva