Notícias | Dia a dia
Segunda onda de coronavírus cancela ATP de Tóquio
18/06/2020 às 13h10

Tóquio (Japão) - Vencido no ano passado pelo número 1 do mundo Novak Djokovic, o ATP 500 de Tóquio foi cancelado nesta quinta-feira devido ao medo de uma segunda onda de coronavírus. A competição iria acontecer entre os dias 5 e 11 de novembro, fazendo parte da temporada asiática, que até então não foi confirmada pela ATP.

Com a reestruturação do calendário do segundo semestre, que foi divulgada na última quarta-feira, a data original do torneio japonês acabou sendo englobada por Roland Garros. A chave principal do Grand Slam francês começa em 27 de setembro e iria justamente até 11 de outubro.

Ainda não há definição sobre o que será feito nos torneios asiáticos do circuito da ATP. Como a entidade só divulgou seu calendário até Roland Garros, não se sabe se o circuito irá para a Ásia ou se os tenistas permanecerão na Europa para jogar os torneios em quadras cobertas, preparatórios para o ATP Finals de Londres. Os demais eventos asiáticos que ainda não foram confirmados são os ATP 250 de Chengdu e Zhuhai, o ATP 500 de Pequim e o Masters 1000 de Xangai.

A organização do torneio japonês lamentou o primeiro cancelamento do evento desde 1972 e explicou que consideraram várias opções, incluindo restringir a entrada do público fazer a competição em estádios vazios, mas acabaram decidindo que a segurança não poderia ser garantida.

"Dadas as preocupações com uma segunda onda da infecção no Japão e no exterior, chegamos à conclusão angustiada de que tínhamos que cancelar", afirmou a direção do ATP de Tóquio em comunicado. O Japão foi relativamente pouco afetado pelo coronavírus em comparação com muitos países ocidentais, com pouco mais de 900 mortes em 17.000 casos.

Diferente do que acontece no circuito masculino, o WTA Premier de Tóquio permanece marcado. O torneio feminino na capital japonesa começa no dia 2 de novembro e será um dos últimos da temporada, uma semana antes do Finals em Shenzhen.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva