Notícias | Dia a dia
Moyá diz que chave foi mudar o saque de Nadal
14/06/2020 às 15h28

Carlos Moyá recolocou Nadal em grande competitividade a partir de 2017

Foto: Arquivo

Madri (Espanha) - A importância de Carlos Moyá na evolução constante de Rafael Nadal é mais do que evidente. Desde que foi incorporado ao time, em 2015, o amigo e ex-número 1 trabalhou muito e sua primeira medida foi mexer no saque do pupilo.

"Ele sempre foi humilde o bastante para entender suas fraquezas e onde ele precisava trabalhar para evoluir", conta Moyá em entrevista à imprensa britânica. "Essa foi a chave de tudo".

Segundo Moyá, ele insistiu que Rafa precisava tornar seu serviço melhor, mas houve certa relutância em fazer mudanças. Até que um dia o próprio Nadal chegou e disse 'está na hora' e a partir daí Moyá começou a fazer ajustes.

"Ser agressivo não é uma questão apenas de bater forte na bola, mas também de posicionamento em quadra", diz o treinador. "Ou seja, é preciso colocar na cabeça a necessidade de se jogar mais próximo da linha de base".

Moyá lembra que Nadal estava vindo de contusão no joelho e portanto mudança no seu plano tático era essencial. "Fomos fazendo as mudanças e ele se sentiu confortável desde o primeiro minuto. Valeu a pena. Também fizemos muitos treinos em que ele jogava contra dois adversários ao mesmo tempo, o que o obrigava a alternar ritmo e direções. É isso o que permite a você colocar seu adversário na defensiva".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva