Notícias | Dia a dia
Circuito de Mouratoglou importa regras do basquete
11/06/2020 às 16h36

Haverá limite de tempo, com quatro quartos de dez minutos

Foto: Divulgação

Nice (França) - A série de exibições Ultimate Tennis Showdown (UTS), organizada por Patrick Mouratoglou, terá um formato muito diferente daquele que os fãs de tênis estão habituados. Algumas das regras foram adaptadas de esportes como o basquete e o futebol americano como forma de dar mais dinamismo ao jogo e reduzir o tempo das partidas.

O evento começa no próximo sábado, dia 13 de junho, e acontecerá durante cinco finais de semana. A primeira etapa terá Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini e David Goffin, enquanto Dominic Thiem entrará na disputa a partir da segunda semana. Também estão confirmados Richard Gasquet, Benoit Paire, Lucas Pouille, Dustin Brown e Alexei Popyrin. Os jogos serão transmitidos na plataforma oficial do torneio ao custo de R$ 39,90.

Quatro tempos de dez minutos
Em vez das disputas de games e sets, haverá um limite de tempo em cada partida. Os jogos serão disputados em quatro quartos de dez minutos, como acontece por exemplo no basquete internacional da FIBA.

Esses quartos serão independentes entre si. Ou seja, ganha a partida o jogador que vencer o maior número de períodos, independentemente da soma na pontuação geral. De certa forma, isso já acontece no tênis, já que é possível vencer uma partida fazendo menos pontos que o adversário.

A ordem dos saques será parecida com a dos tiebreaks, com o serviço sendo alternado a cada dois pontos. O cronômetro para o saque será de apenas 15 segundos e não o de 25 que é adotado no circuito profissional da ATP.

Jogo continua mesmo que alguém faça 3 a 0
Caso um jogador vença os três primeiros quartos da partida, o último período também é disputado, para efeitos estatísticos para a tabela de classificação do campeonato. Além disso, se o cronômetro de um quarto estourar no meio de um ponto, ele continua até a definição da jogada, algo também parecido com o basquete.

Se houver empate por 2 a 2 em número de quartos vencidos, será disputada uma prorrogação. Nesse período de desempate, o jogador que tiver vencido mais pontos até aquele momento da partida pode escolher sacar ou receber. Vence o jogo o primeiro que fizer dois pontos seguidos.

Tempo técnico é permitido
Cada jogador poderá solicitar um tempo técnico de 30 segundos por quarto. No tênis profissional, o circuito feminino da WTA autoriza as tenistas a conversarem com seus respectivos treinadores uma vez por set. E além de todas as novidades, os organizadores do evento ainda prometem anunciar uma regra surpresa quando o torneio começar.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por UTS | Ultimate Tennis Showdown (@ultimate_tennis_showdown) em

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva