Notícias | Dia a dia
Adiado, Roland Garros teria sua final neste domingo
07/06/2020 às 13h41

Grand Slam francês foi adiado para o segundo semestre e começará apenas no dia 20 de setembro

Foto: Arquivo

Paris (França) - O primeiro domingo de junho marcaria o fim de mais uma edição de Roland Garros após duas semanas de disputa. Tradicionalmente, o evento é encerrado com as finais de duplas femininas e com a decisão masculina de simples na quadra Philippe Chatrier. O estádio, aliás, passou por amplas reformas nos últimos dois anos e ganhou uma cobertura retrátil, que seria utilizada a partir desta edição.

Entretanto, os fãs terão que esperar mais alguns meses para poder acompanhar as partidas do Grand Slam parisiense. A pandemia da Covid-19 e o risco de transmissão do novo coronavírus fez com que os organizadores de Roland Garros buscassem uma nova data para o torneio. A competição foi adiada para o segundo semestre e acontecerá entre 20 de setembro e 4 de outubro.

Ainda que a França e outros países europeus já estejam em fase de flexibilização das regras de isolamento, depois de reduzirem de forma significativa o número de casos da doença, todas as competições oficiais do circuito seguem suspensas até 31 de julho. O tênis está sendo retomado aos poucos, mas apenas em competições amistosas, com poucos jogadores na disputa e quase sempre sem público nas arquibancadas.

A organização de Roland Garros ainda não sabe se terá torcedores nos estádios este ano. Todos os ingressos comprados com antecedência para as datas originais do evento serão devolvidos. Assim, os dirigentes terão a liberdade de trabalhar com diferentes cenários, como a limitação no número de torcedores ou até mesmo um torneio com portões fechados.

Dirigentes de entidades como a ATP, WTA, ITF e da Federação Francesa de Tênis têm mantido contato a respeito de uma possível reestruturação do calendário do segundo semestre. Um ponto crucial na discussão é a viabilidade da disputa do US Open, que está marcado para acontecer entre 31 de agosto e 13 de setembro, e dos demais torneios preparatórios no verão norte-americano. Caso o Slam nova-iorquino seja cancelado, estuda-se a criação de uma nova temporada de saibro. Torneios de Roma, Madri e Hamburgo já se manifestaram em busca de novas datas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva