Notícias | Outros
Cavalo chamado Nadal sofre lesão e se aposenta
29/05/2020 às 18h47

Nadal, o cavalo, teve 100% de aproveitamento em quatro corridas disputadas

Foto: Divulgação

Los Angeles (EUA) - Se a carreira de Rafael Nadal é marcada pela superação de várias lesões, um xará do mundo esportivo não terá a mesma sorte. O premiado cavalo de corridas chamado Nadal sofreu uma grave lesão no tornozelo durante um treino na histórica pista de Santa Anita, na Califórnia, na última quinta-feira, e irá encerrar sua carreira.

O potro de três anos sofreu uma fratura condilar frontal esquerda. Ele passou por cirurgia, realizada no hospital equino da pista, em que dois parafusos foram inseridos no tornozelo do animal. Esse tipo de fratura é causado por uma lesão por esforço repetitivo e já foi considerada uma lesão que encerra uma carreira, embora os avanços tecnológicos de hoje ajudem na recuperação total.

Ainda na quinta-feira, o treinador Bob Baffert havia dito à Associated Press que não tinha certeza se os donos do cavalo o aposentariam ou não. O tempo de recuperação da cirurgia é de 90 dias e já o impediria de competir no Belmont Stakes em 20 de junho, no Kentucky Derby em 5 de setembro, e também no dia 3 de outubro no Preakness Stakes, em Maryland.

Mas o otimismo foi contido nesta sexta-feira após as entrevistas de George Bolton, um dos donos do cavalo, para o Washington Post e o para o site especializado Bloodhorse. "Ele nos deu quatro grandes corridas e se aposenta invicto. Graças a Deus, terá uma recuperação em breve", disse Bolton. "É muito triste, obviamente. Acabei de receber a ligação esta manhã. É uma ligação que você nunca quer receber quando participa de corridas de cavalos. Ele agora vai se tornar um garanhão".

O nome do cavalo foi, sim, inspirado no tenista espanhol, vencedor de 19 títulos de Grand Slam. A carreira de Nadal nas corridas foi curta, mas perfeita, já que ele venceu todas as quatro corridas que disputou. As vitórias foram conquistadas no início deste ano e o triunfo mais recente foi no dia 2 de maio no Arkansas Derby.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva