Notícias | Dia a dia
Primeiro título juvenil de Federer completa 23 anos
11/05/2020 às 14h05

Prato (Itália) - A longa carreira de Roger Federer tem muitas datas especiais no calendário. Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a primeira conquista do suíço pelo circuito mundial juvenil da ITF completa 23 anos. No dia 11 de maio de 1997, Federer tinha apenas 15 anos e venceu um torneio da Federação Internacional, contra atletas até três anos mais velhos, na cidade italiana de Prato, em quadras de saibro.

O título de Federer veio com a vitória por 6/4 e 6/0 sobre o croata Luka Kutanjac na final. Ao longo da semana, o suíço derrotou outros dois croatas, Lovro Zovko na segunda rodada e Ivan Beros na semifinal. Ele também superou o italiano Giunior Ghedina na estreia, o francês Julien Jeanpierre e o bósnio Haris Basalic nas quartas. Durante esses seis jogos, Federer não perdeu um set sequer.

Poucos nomes daquele torneio acabaram se firmando na elite do tênis, como o italiano Filippo Volandri e o russo Igor Kunitsyn. Além deles, o argentino Dante Bottini se tornou um grande treinador.

A chave feminina daquele torneio foi vencida pela húngara Zsofia Gubacsi, superando a norte-americana Lauren Kalvaria na decisão. O torneio, entretanto, contou com três jogadoras que se transformaram em grandes estrelas do tênis mundial, Kim Clijsters e Elena Dementieva foram semifinalistas, enquanto Anastasia Myskina perdeu nas quartas.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva