#OnThisDay in 1997, 15-year-old @rogerfederer won his very first ITF world junior title winning in Prato, Italy.
— ITF (@ITF_Tennis) May 11, 2020
He's done okay since... 😉 pic.twitter.com/8rPKTMrBkX
Prato (Itália) - A longa carreira de Roger Federer tem muitas datas especiais no calendário. Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a primeira conquista do suíço pelo circuito mundial juvenil da ITF completa 23 anos. No dia 11 de maio de 1997, Federer tinha apenas 15 anos e venceu um torneio da Federação Internacional, contra atletas até três anos mais velhos, na cidade italiana de Prato, em quadras de saibro.
O título de Federer veio com a vitória por 6/4 e 6/0 sobre o croata Luka Kutanjac na final. Ao longo da semana, o suíço derrotou outros dois croatas, Lovro Zovko na segunda rodada e Ivan Beros na semifinal. Ele também superou o italiano Giunior Ghedina na estreia, o francês Julien Jeanpierre e o bósnio Haris Basalic nas quartas. Durante esses seis jogos, Federer não perdeu um set sequer.
Poucos nomes daquele torneio acabaram se firmando na elite do tênis, como o italiano Filippo Volandri e o russo Igor Kunitsyn. Além deles, o argentino Dante Bottini se tornou um grande treinador.
A chave feminina daquele torneio foi vencida pela húngara Zsofia Gubacsi, superando a norte-americana Lauren Kalvaria na decisão. O torneio, entretanto, contou com três jogadoras que se transformaram em grandes estrelas do tênis mundial, Kim Clijsters e Elena Dementieva foram semifinalistas, enquanto Anastasia Myskina perdeu nas quartas.