Notícias | Dia a dia
Fundo de apoio de US$ 6 milhões ajudará 800 tenistas
05/05/2020 às 16h54

Londres (Inglaterra) - As entidades dirigentes do tênis mundial se uniram para arrecadar mais de US$ 6 milhões para criar um Programa de Ajuda aos Jogadores, destinado a apoiar financeiramente os tenistas afetados pelo impacto da pandemia da Covid-19. A iniciativa contou com apoio da ATP, WTA, ITF e de representantes dos quatro Grand Slam.

Segundo o comunicado conjunto emitido nesta terça-feira, a ATP e a WTA irão administrar esses recursos e o número de jogadores beneficiados é de 800 tenistas, contando homens e mulheres em uma distribuição igual, ou seja, 400 por gênero. Jogadores de simples e duplas podem ser beneficiados por esse programa de apoio.

Os critérios de elegibilidade para estabelecer quais tenistas recebem auxílio financeiro e em que grau serão estabelecidos pela ITF, que terá com base no volume de renda ao longo de sua carreira profissional. Espera-se que um jogador que agora seja 200 no mundo, mas que permaneceu por muito tempo no top 100, possa talvez ficar de fora do auxílio ou receber menos dinheiro.

Doações individuais serão bem-vindas
Apesar de a espinha dorsal dos recursos vir das entidades dirigentes do tênis, o fundo de ajuda poderá ser incrementado a partir de doações individuais. Aos poucos a ajuda projetada pelo sérvio Novak Djokovic, que depois ganhou apoio de seus colegas do Big 3, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, e também foi aprovada pela maioria dos jogadores, exceto casos como o do austríaco Dominic Thiem, vai tomando corpo e se aproximando de sua formatação final.

Os recursos arrecadados por meio de iniciativas como leilões, doações de jogadores, torneios virtuais de tênis e muito mais, proporcionarão oportunidades para maior apoio ao avanço do Programa e serão, segundo as entidades, bem-vindos para o projeto. Recentemente, Andy Murray doou parte do prêmio obtido pela conquista do torneio virtual de Madri. Já Stefanos Tsitsipas promoveu um leilão de objetos como camisas e raquetes para ajudar o programa de apoio aos jogadores. 

A nota oficial também destaca que a "criação do Programa de Ajuda aos Jogadores é uma demonstração positiva da capacidade do esporte de se unir durante esse período de crise". As entidades ainda esclarecem que continuarão a "colaborar e monitorar o apoio necessário ao tênis, com o objetivo de garantir a saúde a longo prazo do esporte". 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva