Notícias | Outros
Suzana Silva apresenta ferramentas úteis a professores
01/05/2020 às 10h25

São Paulo (SP) - Ao longo dos 35 anos de carreira como professora e treinadora de tênis, Suzana Silva desenvolveu e aprimorou sua metodologia de ensino e tem compartilhado seus conteúdos através de livros, vídeos e artigos na imprensa especializada.

Quando iniciou sua vocação de ensinar o tênis para qualquer pessoa que quisesse aprender e de facilitar o processo de iniciar crianças na modalidade, quase não havia material de referência. Sua formação em Educação Física pela USP foi fundamental naquele momento. “Tive a sorte de cursar o primeiro ano com as disciplinas de Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora, com professores doutores recém-chegados do Japão e dos Estados Unidos. Fui formatando naquela época sequências de ensino que tornavam o tênis mais fácil e divertido de aprender.”

Essa realidade de falta de conhecimento científico como base para as práticas em quadra mudou bastante desde então. A Federação Internacional de Tênis tem feito um trabalho primoroso de formação de treinadores desde os anos 90, com o Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira seguindo suas diretrizes com maestria.

Suzana recomenda fortemente esses cursos – sendo ela mesma uma das tutoras do Departamento de Capacitação da CBT – e propõe algumas ferramentas de ensino que desenvolveu ao longo dos anos para ajudar os professores em seu dia-a-dia.

“Chamamos de ‘Caixa de Ferramentas’ uma série de conteúdos bem práticos que desenvolvi treinando os professores de nossa equipe no Método Suzana Silva.  Costumo dizer que tanto professores como alunos não aprendem da mesma maneira: temos de constantemente reorganizar conteúdos e vias de comunicação para atingirmos os resultados pretendidos.”

Na primeira ferramenta, Suzana mostra as chaves de planejamento utilizadas por ela para organizar o programa de ensino no Método Suzana Silva. Com essas chaves em mãos, os professores poderão criar suas próprias sequências e programas para aprendizes de todos os níveis e idades.

Além de conteúdos em vídeo, o professor testará o conhecimento adquirido sobre o método desenvolvido por Suzana, através de questões ao final de cada ferramenta dada, e poderá tirar suas dúvidas em salas de reunião abertas mensalmente.

Nesta época que favorece os estudos e trocas de informações entre os treinadores, nada mais oportuno!

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva