Notícias | Dia a dia
Veja as dicas da USTA para tenistas voltarem a jogar
24/04/2020 às 14h29

Nova York (EUA) - A USTA criou dois documentos para que a população possa voltar a jogar tênis com segurança neste tempo de coronavírus. Um é voltado para jogadores e outro para instalações de tênis. Ambos foram desenvolvidos pela entidade em conjunto com um grupo de médicos e seus parceiros do setor.

Esses documentos fornecem diretrizes abrangentes para o retorno seguro às quadras. De acordo com a federação norte-americana, “seguindo essas diretrizes, bem como as dos governos locais e agências de saúde, as instalações e os jogadores poderão tomar decisões informadas sobre quando o jogo pode recomeçar”.

Os programas sancionados pela USTA no entanto permanecem paralisados até 31 de maio, com risco de prorrogagação.

Veja as recomendações da USTA para os tenistas:

ANTES DE JOGAR
- Certifique-se de que seu estado e região permitam jogar tênis, atendendo aos critérios de bloqueio do governo federal. Todos os indivíduos, quando em áreas públicas de recreação, devem maximizar a distância física.

- As precauções de segurança devem permanecer em vigor até que haja uma vacina universal ou tratamento eficaz para o coronavírus.

- O grupo médico da USTA recomenda altamente que jogadores de alto rendimento voltem a jogar antes da competição. Dada a ausência de competições, os jogadores estarão mais suscetíveis a sub-treinamento, uso excessivo e outras lesões. A USTA recomenda pelo menos três semanas de condicionamento tanto dentro de quadra como fora antes do início da competição.

- Organize para jogar apenas com membros da família ou outras pessoas que moram em sua casa ou com indivíduos considerados de baixo risco.

- Não jogue se algum de vocês apresente sintoma da Covid-19 (doença respiratória de leve a grave, com febre, tosse e dificuldade em respirar); se esteve em contato com alguém com Covid-19 nos últimos 14 dias; se for indivíduo vulnerável (idoso e/ou um com graves problemas de saúde subjacentes, incluindo pressão alta, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade, asma e aqueles cujo sistema imunológico está comprometido, como quimioterapia).

PREPARANDO-SE PARA JOGAR
- Lave as mãos com água e sabão desinfetante (por 20 segundos ou mais) ou use um desinfetante antes de ir à quadra.

- Limpe seu equipamento, incluindo raquetes e garrafas de água. Não compartilhe raquetes ou qualquer outro equipamento, como pulseiras, chapéus e toalhas.

- Leve uma garrafa de água cheia para evitar tocar na torneira ou pegar água do bebedouro.

- Use novas bolas e uma novo grip se possível.

- Considere tomar precauções extras como usar luvas.

- Se você precisar espirrar ou tossir, faça isso em um lenço de papel ou na manga superior.

- Chegue o mais em cima da hora possível de quando você precisa estar lá.

- Evite tocar nos portões, cercas, bancos, etc. se puder.

QUANDO ESTIVE JOGANDO
- Tente ficar a pelo menos 1,80m de distância dos outros jogadores. Não faça contato físico com eles (como apertar as mãos).

- Você deve considerar não jogar duplas, o que pode levar a contatos acidentais e proximidade indesejada. Se você jogar em duplas, evite qualquer contato acidental, sem colisões no peito dos Bryan Brothers e sem conversas próximas para criar estratégias.

- Evite tocar seu rosto depois de manusear uma bola, raquete ou outro equipamento. Lave as mãos imediatamente se tiver tocado os olhos, nariz ou boca.

- Evite compartilhar alimentos, bebidas ou toalhas.

- Use sua raquete ou o pé para pegar as bolas e lançá-las a seu oponente. Evite usar as mãos para pegar as bolas.

- Evite mudar os lados da quadra durante o jogo.

- Permaneça longe dos outros jogadores ao fazer uma pausa.

- Se uma bola de outra quadra chegar até você, devolva-a com um chute ou com sua raquete.

DEPOIS DE JOGAR
- Deixe a quadra o mais rápido possível.

- Lave bem as mãos ou use um desinfetante depois de sair da quadra.

- Não use o vestiário ou a área de troca de roupas. Banho em casa.

- Nenhuma atividade extracurricular ou social deve ocorrer. Nenhum encontro depois de jogar.

- Todos os jogadores devem deixar o local imediatamente após o jogo.

USE QUATRO BOLAS OU SEIS BOLAS
Embora improvável, é possível que uma bola de tênis possa transmitir o coronavírus, pois praticamente qualquer superfície dura pode transmitir a doença. Portanto, aqui está uma precaução extra que você pode tomar para se manter seguro ao jogar tênis:

- Abra dois tubos de bolas de tênis que não compartilham o mesmo número na bola.

- Pegue um conjunto de bolas numeradas e faça com que seu parceiro jogue um conjunto de bolas do outro tubo.

- Prossiga com o jogo, certificando-se de pegar apenas o seu conjunto de bolas numeradas. Se uma bola com o outro número acabar do seu lado da quadra, não toque na bola com as mãos. Use a cabeça da raquete ou os pés da raquete para mandar a bola para o outro lado da quadra.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva