Notícias | Dia a dia
ITF estima que mais de 900 torneios foram cancelados
09/04/2020 às 15h41

David Haggerty, presidente da Federação Internacional, reduziu 30% do próprio salário

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou nesta quinta-feira um pacote de medidas para aliviar o impacto econômico no esporte causado pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A entidade estima que mais de 900 torneios de diferentes níveis foram cancelados e iniciou um programa de contenção de despesas para tentar manter o tênis financeiramente viável. Lembrando que a ITF organiza os torneios menores dos circuitos profissionais masculino e feminino, além de competições juvenis, de cadeirantes, veteranos e beach tennis. 

Aproximadamente a metade da equipe de funcionários da ITF foi afastada de suas funções e está cumprindo licença. A entidade segue operando apenas para serviços essenciais. Além disso, haverá uma redução de salários. O próprio presidente David Haggerty cortou 30% dos próprios vencimentos, outros dirigentes (chamados de Senior Leaderships) terão redução de 20% dos salários. Já os demais funcionários sofrerão desconto de 10%.

"Como organização sem fins lucrativos, 90% da receita da ITF é reinvestida em programas que impulsionam o crescimento e garantem a sustentabilidade de nosso esporte globalmente por meio de nossos 210 países membros. Esse financiamento é investido onde é mais necessário na forma de apoio financeiro para realizar eventos, além de programas de educação e treinamento para jogadores, treinadores e árbitros", diz a nota oficial da entidade.

"Adiamos mais de 900 torneios em todos os circuitos da ITF, incluindo a fase final da Fed Cup de 2020. As datas de quando os jogos podem recomeçar permanecem incertas. Embora adiar eventos e priorizar a segurança seja a resposta apropriada nessas circunstâncias excepcionais, isso resultou em vários desafios complexos, incluindo uma perda significativa de receita. Para proteger empregos e proteger a saúde a longo prazo de nosso esporte, a ITF está implementando uma série de medidas, que incluem economia em projetos, um esquema de proteção de empregados e utilização de fundos de Reservas da ITF", seguiu o comunicado.

O norte-americano David Haggerty, presidente da ITF, afirmou que "a situação que estamos enfrentando representa um desafio fundamental para nossa organização e nosso esporte. Nosso objetivo é garantir o crescimento a longo prazo e a sustentabilidade de nosso esporte, e é por isso que estamos tomando decisões difíceis no curto prazo, para que possamos continuar a oferecer tênis para as futuras gerações em todo o mundo".

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva