Notícias | Dia a dia
Relembre a primeira vitória de Federer sobre Nadal
04/04/2020 às 17h18

Federer venceu um duelo de cinco sets contra Nadal na final de Miami em 2005

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - Enquanto o primeiro duelo entre Roger Federer e Rafael Nadal completou 16 anos na semana passada, o segundo encontro entre eles aconteceria mais de um ano depois. Em 3 de abril de 2005, o suíço e o espanhol voltariam a se enfrentar em Miami, desta vez na final da competição.

Federer deu o troco pela derrota sofrida ainda na terceira rodada do ano anterior e venceu por 2/6, 6/7 (4-7), 7/6 (7-5), 6/3 e 6/1. Lembrando que, naquela época, as finais dos torneios Masters Series (atualmente chamados de Masters 1000) eram disputadas em melhor de cinco sets.

"No final do jogo, eu me sentia o homem mais feliz do mundo", disse Federer na entrevista após a partida. O suíço estava com 23 anos e ocupava a liderança do ranking mundial. "Estou muito feliz com essa virada, porque eu quase nunca fiz isso na minha vida. É um ótimo momento da minha carreira, principalmente por ser uma final contra um jogador dessa qualidade".

Já Nadal, que tinha apenas 18 anos, era o 31º do ranking e disputava sua primeira final de Masters 1000. Hoje, aos 33 anos, é o recordista de títulos em torneios deste porte com 35 conquistas. "Estou feliz com o meu jogo, mas não com o resultado final", disse o espanhol, na época.

"Eu senti que estava jogando bem e tinha confiança para vencer a partida. Mas ele jogou melhor nos momentos importantes. Foi a minha primeira final de Masters Series e espero que não seja a meu última", complementou Nadal, que naquele ano conquistaria seu primeiro Masters em Monte Carlo e o primeiro Grand Slam em Roland Garros.

A rivalidade entre Federer e Nadal já conta com 40 jogos. O espanhol leva vantagem com 24 triunfos contra 16 do suíço. Os dois são os jogadores com maior número de títulos de Grand Slam na Era Aberta do tênis masculino, com 20 do suíço e 19 do espanhol.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva