Belo Horizonte (MG) - Único tenista brasileiro na zona de classificação para a chave de simples dos Jogos Olímpicos de Tóquio, João Menezes é a favor da posição defendida pelo Comitê Olímpico Brasileiro de adiar os Jogos para 2021. O mineiro de 23 anos falou na condição de presidente da comissão de jogadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), entidade que também apoia a mudança de data. Atualmente, as Olimpíadas seguem marcadas para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto.
Leia mais: Saiba tudo sobre a classificação olímpica no tênis
"Como tenista classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e como medalhista de ouro dos Jogos Pan Americanos de Lima em 2019 e também como presidente da comissão de jogadores da Confederação Brasileira de Tênis, eu gostaria de ratificar a posição do Comitê Olímpico Brasileiro de transferir os Jogos Olímpicos de 2020 para 2021", disse Menezes em vídeo divulgado pela CBT.
Ver essa foto no Instagram
Embora seja apenas o terceiro brasileiro mais bem colocado no ranking, ocupando o 185º lugar, atrás de Thiago Monteiro (82º) e Thiago Wild (114º), Menezes praticamente assegurou sua vaga em Tóquio ainda no ano passado. Como conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Lima, o mineiro só precisaria se manter entre os 300 melhores do mundo até 8 de junho deste ano para se classificar para as Olimpíadas.
O circuito está atualmente paralisado por conta do risco de transmissão do novo coronavírus e o ranking atual, com data de 16 de março, continuará valendo justamente até 8 de junho. Dos 64 tenistas na chave principal de simples, 56 entrariam diretamente (respeitando o limite de quatro atletas por país) e mais oito garantiriam vagas por critérios da ITF e do COI.
Pelos critérios atuais de classificação, outros dois tenistas brasileiros estariam em Tóquio. Marcelo Melo é o atual quinto colocado no ranking mundial dos especialistas e, por estar no top 10, tem direito de designar qualquer parceiro entre os 300 melhores do mundo. A escolha de Melo certamente seria por Bruno Soares, hoje 25º colocado.