Notícias | Dia a dia
Dois anos após ser mãe, Pironkova planeja retorno
15/03/2020 às 09h16

Pironkova foi semifinalista de Wimbledon em 2010 e também chegou às quartas em Roland Garros

Foto: Divulgação

Plovdiv (Bulgária) - A búlgara de 32 anos Tsvetana Pironkova, semifinalista de Wimbledon em 2010 e ex-número 31 do mundo, está planejando voltar ao circuito. Ela não joga profissionalmente desde 2017, em Wimbledon, e se tornou mãe em março de 2018.

Pironkova foi a primeira búlgara em quase 20 anos a atingir uma semifinal de Grand Slam. Ela era apenas a 82ª do ranking quando teve seu excelente resultado em Wimbledon, chegando a derrotar a então número 2 do mundo Venus Williams nas quartas. A búlgara ainda chegaria às quartas em Wimbledon no ano seguinte e repetiria a dose no saibro de Roland Garros em 2016.

O único título de WTA na carreira de Pironkova foi conquistado em 2014, com outra campanha memorável. Ela ocupava apenas o 107º lugar quando jogou em Sydney, passou por um quali de três rodadas e venceu mais cinco jogos da chave principal até ser campeã. Três dessas vitórias foram contra top 10: Sara Errani, Petra Kvitova e Angelique Kerber.

"Nos últimos três meses, tenho treinado intensamente para competir novamente em nível profissional", escreveu Pironkova, em seu perfil no Instagram. "Não foi uma decisão fácil, considerando o tamanho do desafio. Há muitas circunstâncias que preciso levar em consideração, mas o mais importante é que tenho total apoio da minha família".

"Gostaria também de agradecer a todos que me apoiaram durante toda a minha jornada no tênis nos últimos 15 anos. Isso realmente significa muito e é definitivamente uma fonte de inspiração!", complementou a experiente jogadora búlgara.

Se confirmada a volta de Pironkova às quadras, o grupo de jogadoras que já são mães ganhará mais um reforço. A lista é encabeçada pelas ex-líderes do ranking Serena Williams, Victoria Azarenka e Kim Clijsters, mas nomes como Kateryna Bondarenko, Tatjana Maria, Andreea Mitu e Patricia-Maria Tig também voltaram a jogar após a maternidade.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva