Notícias | Dia a dia
ITF decide adiar fase final e playoffs da Fed Cup
11/03/2020 às 14h18

Fase final da Fed Cup estava marcada para acontecer no mês de abril em Budapeste

Foto: Arquivo

Budapeste (Hungria) - A fase final da Fed Cup, que aconteceria entre os dias 14 e 19 de abril em Budapeste, na Hungria, terá que ser adiada. Além disso, a Federação Internacional de Tênis (ITF) também determinou a remarcação dos oito confrontos dos playoffs que aconteceriam nos dias 17 e 18 do mesmo mês, valendo vaga no qualificatório mundial de 2021.

Leia mais: Grupos da fase final da Fed Cup são definidos

Os cancelamentos foram determinados por conta do risco de transmissão do coronavírus. No caso específico da fase final da Fed Cup, há ainda uma ordem do governo húngaro que proíbe reuniões com mais de cem pessoas em ambientes fechados. Nas próximas 48 horas, os organizadores do evento entrarão em contato com os donos de ingressos para avaliar as políticas de devolução.

Ainda não há uma nova data para a realização da fase final e dos playoffs. Tudo isso está sendo estudado entre a ITF, a WTA, a Associação Húngara de Tênis (HTA) e o Comitê Olímpico Internacional, já que a participação na Fed Cup é critério de classificação para os Jogos de Tóquio.

"Estamos extremamente desapontados em tomar essa decisão, mas não arriscaremos a segurança e o bem-estar das jogadoras, capitães, funcionários do evento ou espectadores", disse David Haggerty, presidente da ITF. "Esta decisão não foi tomada de ânimo leve. A ameaça representada pelo COVID-19 é grave e exige que ajamos com responsabilidade como federação e como seres humanos. Essa situação vai além do esporte".

"Novas datas para as finais e os playoffs serão anunciadas em devido tempo. Continuaremos a colaborar com nossos colegas em todo o esporte para garantir que o impacto sobre jogadores, torneios, detentores de direitos de transmissão e fãs seja o mínimo possível", acrescentou o dirigente. "Enquanto isso, o Grupo Consultivo da ITF COVID-19 continuará monitorando a situação de perto e novas decisões serão baseadas em fatos, dados oficiais e conselhos de especialistas".

Lembrando que o Brasil está envolvido nos playoffs para o qualificatório mundial de 2021. A equipe nacional enfrentaria a Polônia, fora de casa, em abril. Uma nova data será anunciada em breve.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva