Notícias | Dia a dia
Chegada de McEnroe ao número 1 completa 40 anos
04/03/2020 às 14h35

Nova York (EUA) - Um dos grandes nomes da história do tênis, o norte-americano John McEnroe chegou pela primeira vez à liderança do ranking há 40 anos e o aniversário dessa conquista ganhou destaque no site da ATP. Ele tinha 21 anos e 16 dias quando debutou como número 1 do mundo na lista do dia 3 de março de 1980, se tornando o primeiro a liderar tanto em simples como nas duplas, uma vez que já ocupava o posto mais alto nas duplas desde 23 de abril de 1979 (ficando lá por 49 semanas).

Sua ascensão foi meteórica, saindo da estaca zero ao topo em menos de dois anos. Ele começou no profissional em junho de 1978 no torneio do Queen’s Club. Passado um ano, McEnroe furou o quali de Wimbledon e como o então 270 do mundo foi até as semifinais. “Contra Connors e Borg, você sente que está sendo atingido por uma marreta. Mas esse cara é diferente, tem uma variação enorme de golpes”, comentou Arthur Ashe à época.

McEnroe terminou a temporada de 1978 em grande estilo, conquistando o Masters da ATP (atual Finals), o que levou o norte-americano a largar no ano seguinte já dentro do top 5. Veio então uma sequência vitoriosa que o ajudou a chegar à liderança pouco mais de um ano depois, com 10 títulos conquistados em 79, com destaque para o US Open, seu primeiro Grand Slam, batendo na final o grande amigo Vitas Gerulaitis.

Após assumir o número 1 do mundo há 40 anos, o norte-americano somou 170 semanas na ponta do ranking num total de 14 passagens até 8 de setembro de 1985. "Indiscutivelmente, os anos mais divertidos da minha carreira foram quando eu estava crescendo. Coloquei muito mais ênfase em terminar o ano o mais alto possível. Coloquei na cabeça que o tênis não era sobre dois ou três torneios, mas sobre uma temporada completa. Era sobre consistência”, falou McEnroe, que entre as temporadas de 1981 e 1984 terminou na liderança.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis