Notícias | Outros
Escola Guga celebra 10 anos de operação
02/03/2020 às 17h57

Franquia está presente em todas as regiões do país.

Foto: Marcello Zambrana

Florianópolis (SC) - Depois de vencer três vezes Roland Garros e se tornar número 1 do mundo, Gustavo Kuerten se despediu das quadras em 2008 com a vontade de transformar o tênis brasileiro. Com base nessa determinação, o Grupo Guga Kuerten criou dois anos depois a rede de franquias Escola Guga, que completa neste mês a primeira década de operação.

Atualmente a rede das Escola Guga reúne 4 mil alunos matriculados em 54 unidades franqueadas em todas as regiões do Brasil. Os números conquistados ao longo de 10 anos demonstram que o sonho de Guga vem se consolidando. Iniciada como um projeto de ensino de tênis para crianças de 4 a 10 anos, a Escola Guga evoluiu, passando a oferecer aulas de tênis também para jovens, adultos e Beach Tennis. “A Escola é um projeto muito mais amplo do que fazer um campeão no tênis. É ter boas experiências na quadra, capacitar muito bem os professores para que eles tenham convicção em formar os alunos que passam por ali”, explica Guga.

Para chegar à maior rede de franquias de tênis no país, a Escola Guga investiu muito na capacitação e no sistema de gestão. A consequência surgiu de forma natural em 2017 e em 2019 a rede foi reconhecida com o Selo de Excelência em Franchising, outorgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que reconhece as melhores franquias com base em pesquisa com os próprios franqueados.  

“Procuramos estudar muito e pesquisar sempre”, relata Rafael Kuerten, presidente do Grupo Guga Kuerten, lembrando que a inspiração inicial levou em consideração o método Play&Stay da ITF (Federação Internacional de Tênis). Com metodologia própria, a Escola Guga se baseou na trajetória de Guga nas quadras. No caso das crianças, a estratégia é trabalhar de forma lúdica para repassar aos pequenos tenistas informações técnicas e táticas, de forma prazerosa e divertida. Outra preocupação diz respeito aos materiais utilizados que são parametrados para cada faixa etária.

Além da iniciação no tênis, a Escola Guga também assumiu recentemente um outro compromisso. A gestão do Time Guga, que reúne atletas focados no alto rendimento, passou a ser realizada pela equipe da Escola Guga. Também são realizados torneios como a Copa Escola Guga e as quatro etapas do Circuito Copa Guga, que culminará com a Semana Guga Kuerten, de 3 a 11 de outubro, em Florianópolis. Com esse novo formato, a Semana ganha novas etapas em 2020. A primeira já será realizada de 27 a 29 de março, em Palmas (TO); as demais sedes do Circuito devem acontecer em Minas Gerais (maio), Mato Grosso do Sul (julho) e Bahia (setembro). 

“A gente plantou uma semente com a Escola Guga e hoje quando eu vejo o mapa com todas as unidades, percebo que esse é um projeto consagrado. Mais do que fazer um campeão no tênis, nós estamos transformando a vida das pessoas através do esporte”, define o tricampeão de Roland Garros, que além dos 10 anos da Escola Guga, também comemora em 2020 o aniversário dos 20 anos da conquista da liderança do ranking profissional da ATP.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis