Notícias | Dia a dia
'Tsitsipas tem potencial para número 1', diz Djokovic
01/03/2020 às 14h55

Tsitsipas já venceu duas vezes Djokovic e tem o respeito do sérvio pela seriedade do trabalho

Foto: ATP

Dubai (Emirados Árabes) - A determinação em continuar o progresso técnico mostra que o grego Stefanos Tsitsipas é sério candidato a liderar o ranking internacional ao longo de sua carreira. A afirmação foi feita por ninguém menos que o atual número 1, o sérvio Novak Djokovic, que derrotou o adversário de 21 anos na final de Dubai deste sábado.

"Gosto muito do fato de que ele é mais que um bom jogador de tênis, mas sim procura sempre aprender com suas experiências no circuito e encontrar algo novo sobre si mesmo para evoluir, ficar ainda melhor", elogiou Djoko, que já perdeu dois dos cinco duelos que fez diante do jovem grego.

"Essas características para mim são o retrato de um campeão, de alguém que tem grande potencial de liderar o ranking e conquistar títulos de Grand Slam, ser um embaixador do nosso esporte. Ele já é isso, mas tem um grande futuro pela frente, estou certo", emendou.

Djokovic lembrou que conquistou seu primeiro troféu de nível ATP aos 19 anos e que venceu seu primeiro ATP Finals aos 21, assim como Tsitsipas fez no ano passado. O grego começou 2018 como número 91 e terminou já entre os 15 melhores. No ano passado, fez sua primeira semi de Slam na Austrália, entrou para o top 10 e não saiu mais.

No meio do caminho, enfrentou um momento de baixa, com quatro derrotas seguidas na fase norte-americana e conseguiu reagir na perna asiática. "Você precisa passar pelo processo de autorrealização e conhecimento, entender o que é bom para você e sua vida, sua carreira. É uma maturação e acho que ele já é um homem maduro hoje", afirma Djokovic. "Ele é muito jovem em termos esportivos, mas também muito esperto".

A presença do pai Apostolos e da mãe Julia sempre muito próximos - o pai continua a ser seu treinador principal - é um fator positivo na visão de Djokovic. "Conheço seus pais, são ótimas pessoas e realmente estão preocupados em torná-lo o melhor tenista e a melhor pessoa possível. Estão fazendo um grande trabalho".

O grego também teceu elogios ao sérvio. "Não estou surpreso com tudo que ele tem feito. Gostaria de chegar a tanto algum dia, mas obviamente jamais terei os recordes que ele atingiu. Mas vou tentar".

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva