Notícias | Dia a dia
Monteiro saca bem e garante vaga nas quartas
27/02/2020 às 14h36

Monteiro não teve o serviço quebrado na partida desta quinta-feira

Foto: Arquivo

Santiago (Chile) - Assim como havia acontecido há duas semanas, em Buenos Aires, Thiago Monteiro chega às quartas de final de um ATP 250 no saibro sul-americano. O número 1 do Brasil e 88º do ranking avançou no torneio de Santiago após superar o espanhol Roberto Carballes Baena, 97º colocado, por 6/1 e 6/4 em 1h23 de partida.

Em sua carreira profissional, Monteiro só disputou uma semifinal de ATP. Isso aconteceu ainda em 2018, no saibro de Quito. Esta é a oitava vez que ele atinge as quartas. Seu próximo adversário virá da partida entre o cabeça 3 espanhol Albert Ramos e o lucky-loser peruano Juan Pablo Varillas.

A campanha até as quartas rende 45 pontos na ATP a Monteiro, que precisa descartar 25 pontos de seu 18º e último resultado válido para o ranking. Ele está se aproximando da 80ª posição com os resultados na capital chilena. A melhor marca de sua carreira foi o 74º lugar, alcançado em fevereiro de 2017.

Além de ter chegado às quartas em dois torneios da ATP no saibro, Monteiro também foi campeão do challenger de Punta del Este no início deste mês. Também na América do Sul, caiu na primeira fase em Córdoba e nas oitavas do Rio Open.

O tênis brasileiro ainda conta com mais um representante em Santiago. O paranaense de 19 anos Thiago Wild encara o argentino Juan Ignacio Londero ainda nesta quinta-feira.

Desempenho no saque foi fundamental
Monteiro disparou oito aces na partida e salvou os três break points que enfrentou, além de ter conseguido três quebras. O cearense começou a o jogo confirmando seus games de serviço com bastante tranquilidade e conseguiu a primeira quebra logo cedo para abrir 3/1. Só então ele teve o saque ameaçado, mas escapou de dois break points. No game seguinte, o número 1 do Brasil encaixou devoluções profundas e forçou um erro do espanhol para voltar a quebrar e abrir 5/1, fechando o set pouco depois.

No início do segundo set, o espanhol confirmou dois games de serviço sem perder nenhum ponto. Já Monteiro encarou um game muito longo e salvou o único break point para buscar o empate por 2/2. Já no sétimo game da parcial, quando o placar estava empatado por 3/3, o canhoto de Fortaleza voltou a quebrar o serviço do rival e ficou mais perto da vitória. Carballes Baena precisou de atendimento na região lombar e solicitou o tempo médico de três minutos. Monteiro continuou sacando bem e definiu a vitória em sets diretos.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva