Notícias | Dia a dia
Com mais uma virada, Halep conquista o 20º título
22/02/2020 às 14h54

Em quatro jogos disputados na semana, a romena conseguiu três viradas no placar

Foto: Divulgação

Dubai (Emirados Árabes) - Pela terceira vez em quatro jogos nesta semana, a número 2 do mundo Simona Halep conseguiu uma vitória de virada. A romena conquistou o título do WTA Premier de Dubai superando a cazaque Elena Rybakina, 19ª colocada, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-5) em 2h27 de partida.

Este é o 20º título para Halep no circuito. A jogadora de 28 anos e ex-líder do ranking não vencia um torneio desde a conquista de Wimbledon no ano passado. Ela já havia sido campeã em Dubai na temporada 2015. Ao longo desta semana, Halep salvou um match point contra a tunisiana Ons Jabeur e também virou um jogo diante de Aryna Sabalenka. Somente a semifinal contra Jennifer Brady foi em dois sets.

Por sua vez, Rybakina está em franca evolução no circuito. Depois de começar a temporada no 36º lugar, a jovem de 20 anos vem se firmando no top 20 e já disputou quatro finais só neste início de temporada, com um título em Hobart e vice-campeonatos em Shenzhen, São Petersburgo e Dubai. Durante esta semana, eliminou duas top 10, Sofia Kenin e Karolina Pliskova.

Partida foi definida nos detalhes
O set inicial teve apenas uma quebra, conquistada por Rybakina no sexto game. Halep não vinha conseguindo ameaçar o serviço da jovem rival até o momento em que a cazaque sacou para o set. Rybakina precisou salvar dois break points antes de vencer a primeira parcial.

Halep foi a jogadora mais agressiva em quadra durante o segundo set. Embora tenha escapado de um break point na abertura da parcial, não demorou para que a romena assumisse o controle das ações do fundo de quadra e vencesse três games seguidos para liderar por 4/1. Halep perdeu o saque de zero no sétimo game, mas continuou em vantagem e voltou a quebrar na sequência. A romena liderou nos winners por 13 a 8 e cometeu 11 erros, três a mais que a rival.

A parcial decisiva começou com games longos e Rybakina conseguiu uma quebra para liderar por 3/1 depois que Halep cometeu uma dupla-falta. No entanto, a cazaque colocou poucos primeiros serviços em quadra no game seguinte e permitiu a reação da romena. Com o placar empatado por 5/5, Halep conseguiu mais uma quebra e teve a oportunidade de sacar para o jogo, mas não a aproveitou.

O tiebreak começou melhor para Rybakina, primeira a vencer um ponto no serviço da adversária. A cazaque chegou a ficar a dois pontos da vitória, quando liderava por 5-4, mas cometeu três erros não-forçados seguidos com o backhand e acabou perdendo o jogo. Ryabkina liderou a contagem de winners por 30 a 28 e terminou o jogo com 25 eros, dois a mais que a romena.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva