Dubai (Emirados Árabes) - No jogo que marcou a volta de Kim Clijsters ao circuito profissional, Garbiñe Muguruza fez valer seu melhor momento. Finalista do Australian Open há pouco mais de duas semanas, a espanhola venceu o confronto diante da belga pelo WTA Premier de Dubai com as parciais de 6/2 e 7/6 (8-6) em 1h37 de partida.
Ex-número 1 do mundo e dona de quatro títulos de Grand Slam, Clijsters está com 36 anos. A belga não disputava uma competição oficial desde o US Open de 2012. Esta já é a terceira fase de sua carreira. Ela parou de jogar em 2007 antes do nascimento de sua primeira filha, Jada, e voltou a atuar em 2009. Depois de mais três anos no circuito, parou novamente de jogar para se dedicar à família. Ela atualmente tem três filhos.
.@GarbiMuguruza holds off the former World No.1 to advance to the @DDFTennis second round.
Defeats Clijsters, 6-2, 7-6(6). pic.twitter.com/8rqqrrEiOc— WTA (@WTA) February 17, 2020
Já Muguruza dá continuidade ao bom começo de temporada, agora com 12 vitórias e apenas duas derrotas em 2020. Além do vice-campeonato em Melbourne, a espanhola foi semifinalista em Shenzhen e chegou às quartas em Hobart antes de abandonar o torneio. A jogadora de 26 anos e ex-líder do ranking aparece atualmente no 16º lugar.
A adversária de Muguruza nas oitavas virá da partida entre a russa Veronika Kudermetova, 39ª do ranking, e a jovem ucraniana de 19 anos Dayana Yastremska, 26ª colocada. A espanhola só tem uma vitória em três jogos contra Yastremska no circuito, enquanto um eventual duelo contra Kudermetova seria inédito.
Classic @Clijsterskim 🙌#DDFTennis pic.twitter.com/VWB9TVzGLO
— WTA (@WTA) February 17, 2020
Clijsters mostra bom nível, mas Muguruza foi superior
Logo no game de abertura, Muguruza conseguiu uma quebra de serviço a seu favor. Clijsters mostrava um bom nível em seus golpes do fundo de quadra e tentava ser agressiva, mas com a falta de ritmo a belga tinha alguma dificuldade na movimentação e vinha cometendo duplas-faltas que atrapalhavam seu desempenho no saque.
Muguruza conseguiu sua segunda quebra na partida durante o sétimo game para liderar por 5/2. A espanhola também vinha sacando muito bem nos games de saque mais longos que enfrentava. A espanhola disparou quatro aces no primeiro set e escapou de todos os quatro break points que enfrentou na parcial que durou 34 minutos.
.@Clijsterskim ends a phenomenal rally at the net 🤩#DDFTennis pic.twitter.com/D4OKRRgEBz
— WTA (@WTA) February 17, 2020
No início do segundo set Muguruza ampliou sua vantagem. Ela conseguiu duas novas quebras de serviço e abriu 3/0. Clijsters venceu dois games seguidos para diminuir a diferença e ganhou confiança. Com o tempo, a belga já começava a exibir sua já característica deslizada de quadra e levantou a torcida.
Depois de conseguir uma nova quebra para buscar o empate no oitavo game, Clijsters ainda escapou de break points para fazer 5/4. Mais tarde, já no tiebreak, Muguruza conseugiu se impor com um jogo muito agressivo do fundo de quadra e venceu quatro pontos seguidos, chegando a ter 5-3. A belga equilibrou as ações e chegou a salvar um match point, mas a espanhola prevaleceu e definiu a partida em sets diretos. Muguruza liderou a estatística de winners por 19 a 15 e terminou o jogo com 21 erros, contra 23 de Clijsters.
The Kim Clijsters ™️ #DDFTennis pic.twitter.com/FBPSDzD6xx
— Ashish 🎾🎥 (@tennis_gifs) February 17, 2020