Roterdã (Holanda) - Tido como um dos mais talentosos nomes da nova geração, o canadense Felix Auger-Aliassime terá neste domingo sua quarta chance de erguer seu primeiro troféu de nível ATP. Com autoridade e sangue frio, ele superou neste sábado o espanhol Pablo Carreño, por 7/6 (7-2) e 6/4, tornando-se o mais jovem finalista do torneio.
Aliassime já chegou à final de um ATP 500 no ano passado, no saibro do Rio de Janeiro, e depois disso tentou os títulos nos 250 de Lyon, também no saibro, e de Stuttgart, sobre a grama.
Aos 19 anos, ele também garante avanço de três posições no ranking e irá aparecer no 18º posto na segunda-feira, um abaixo de seu recorde pessoal, qualquer que seja o resultado deste domingo.
Seu adversário sai do duelo desta tarde entre o francês Gael Monfils e o sérvio Filip Krajinovic. O canadense nunca enfrentou o experiente top 10 e tem empate diante de Krajinovic, com vitória no saibro de Sevilha em 2017 e derrota em Roterdã de dois anos atrás.
A partida de 1h49 diante de Carreño exigiu muito de Aliassime, tanto no aspecto técnico como no emocional. O canadense sacou muito bem ao longo de todo o primeiro set, mas precisou salvar dois break-points antes do tiebreak. Aí abriu rapidamente vantagem.
That @felixtennis backhand tho 😳#abnamrowtt pic.twitter.com/dow1b1wOUR
— Tennis TV (@TennisTV) February 15, 2020
Conseguiu quebra fundamental logo no terceiro game do segundo set e ainda poderia ter abreviado, mas o espanhol foi muito firme para evitar outra quebra no quinto game. Lance crucial viria no oitavo game, quando Carreño chegou a outro break-point e viu o adversário jogar com coragem, obtendo um winner de backhand na paralela.
Aliassime fechou a partida com 33 winners, sendo 16 aces, e com 94% de pontos vencidos com o primeiro saque. Como arriscou mais, acabou com 30 erros diante de 18.