Notícias | Outros
Italianos faturam os 18 anos do Brasil Juniors Cup
09/02/2020 às 20h45

Luciano Darderi, da Itália, campeão dos 18 anos.

Foto: Luiz Cândido/ Luz Press

Porto Alegre (RS) – Os italianos dominaram a categoria 18 anos do Brasil Juniors Cup (valendo pontos para o ranking mundial), em Porto Alegre. Nas finais deste domingo, na Associação Leopoldina Juvenil, Luciano Darderi foi campeão ao derrotar o paraguaio Adolfo Vallejo com parciais de 7/5 e 6/4.

Darderi falou que estava muito difícil jogar a final por causa das variações no tempo. "Choveu, depois abriu sol, está ventando bastante. A partida não foi boa tecnicamente. Meu adversário estava jogando bem, mas acredito que estive mais confiante nos momentos mais importantes da partida", analisou. O italiano está muito satisfeito com sua vinda à América do Sul para disputar o Circuito Cosat. “Ganhei no Equador, no Paraguai e agora no Brasil. Estou cansado fisica e mentalmente, mas foram três títulos importantes para melhorar meu ranking. Cheguei com ranking acima do número 100 e devo sair provavelmente entre os 10 melhores do mundo”, destaca o tenista, que ganhou a dupla também na categoria ao lado do paulista Gustavo Heide.
 
No feminino, a italiana Matilde Paoletti ficou com o título após derrotar a argentina Ana Geller, segunda favorita, em três sets, parciais de 6/2, 5/7 e 7/5. A tenista disse que está surpresa com a conquista. "Não esperava ser campeã do torneio sinceramente, não estava entre as favoritas e muito menos  esperava chegar tão longe”, comentou. Paoletti acredita que em Porto Alegre conseguiu ficar mais focada e isto foi fundamental para a conquista. “Mesmo sendo um jogo duro na final, a partida foi interrompida pela chuva, me mantive forte em todos os momentos. O torneio foi especial em todos os aspectos, não só pelo troféu, mas foi muito bem organizado, estão todos de parabéns”, finalizou. 

Tennis Kids

No Tennis Kids, os gaúchos Vitor Moraes e Ian Mazzotti foram campeões nas categorias 8 e 9 anos masculino simples. Vitor venceu o carioca Enzo Dias na final por 6/3 e 6/3. Vitor participa do projeto social Lapidando Cidadãos, da cidade de Vacaria. A entidade, que começou há quatro anos, atende atualmente 460 crianças entre quatro a 18 anos.

Para Márcio Marques, um dos professores do projeto e pai de Vitor, a função social vai muito além de formar jogadores e sim tornar-los pessoas do bem.  "Oferecemos além do treinamento dentro de quadra, no contra fluxo do turno escolar, fisioterapia, preparação física e psicologia para as crianças. Tentamos ensinar que na vida eles precisam ter regras, disciplina e respeito, mas o principal objetivo é eles saírem melhores como pessoas, esclarece.

Na categoria 9 anos masculino, Ian Mazzotti derrotou o paulista Dante Monte, de virada, parciais de 4/6, 7/6  (9/7) e 10-2.

Confira a galeria dos campeões:

12M simples: Pedro Dietrich (BRA)
12M duplas: Pedro Chabalgoity/Francisco Damorim (BRA)
12F simples Letícia Marangoni (BRA)
12F duplas: Clara Coelho/Pietra Rivoli (BRA)
14M simples: Lucca Guercio Lucca (ARG)
14M duplas: Lucca Guercio Lucca/Maximo Zeitune (ARG)
14F simples: Antônia Vergara Rivera (CHI)
14F duplas: Martina Pavissich/Antônia Vergara Rivera (CHI)
16M simples: Victor Tosetto (BRA)
16M duplas: Nicolas Niño Mendoza/ Martin Del Puerto (COL/PAR)
16F simples: Fiorella Duran Montaño (BOL)
16F duplas: Alessandra Caceres/Daniela Rivera (CHI/VEN)
18M simples: Luciano Darderi (ITA)
18M duplas: Gustavo Heide/Luciano Darderi (BRA/ITA)
18F simples: Matilde Paoletti (ITA)
18F: Anaelle Leclercq/Erika Matsuda (FRA/JPN)

Veja as fotos
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis