Notícias | Dia a dia | Australian Open
Massu destaca a confiança crescente de Thiem
01/02/2020 às 23h45

Wolfgang Thiem, pai de Dominic, e o chileno Nicolas Massu.

Melbourne (Austrália) – O chileno Nicolas Massu e Wolfgang Thiem, treinadores de Dominic Thiem, falaram à imprensa neste sábado antes de o número 5 do mundo enfrentar o tricampeão Novak Djokovic no domingo, na final do Aberto da Austrália. Massu repetiu uma palavra cinco vezes para enfatizar o que ele acredita ter sido a chave do sucesso de seu pupilo: confiança. “Para mim, o mais importante é a confiança. Você está sozinho neste esporte. Você tem que tomar decisões”, disse Massu. "Se você vence um torneio ou joga um torneio inacreditável como o de Indian Wells, por exemplo, acredita que pode fazer grandes coisas."

Há um ano, Thiem perdeu na segunda rodada no Melbourne Park. Até então, o austríaco era conhecido por suas proezas no saibro. Mas ele venceu três de seus cinco títulos em 2019 em quadra dura, incluindo o primeiro triunfo no Masters 1000 de Indian Wells. Ele também alcançou a final do ATP Finals, que é disputado em quadra rápida. Segundo Massu, ex-número 9 do mundo, todos esses resultados aumentaram a confiança de Thiem na superfície, levando-o a um nível ainda mais alto.

Thiem está na Austrália há mais de um mês, tendo chegado mais cedo para treinar para a ATP Cup. No evento inaugural que reuniu 24 países, Thiem perdeu duas de suas três partidas. Mas a dura competição o ajudou no seu condicionamento físico e técnico, que se traduziu em sucesso em Melbourne, segundo Wolfgang Thiem, seu pai, que também é um de seus treinadores.

“Foi uma boa preparação porque chegamos na Austrália em 20 de dezembro com esse objetivo. Então, ele jogou a ATP Cup. Nós trabalhamos muito na academia em Miami, em dezembro”, disse Wolfgang Thiem. “Na ATP Cup, ele jogou algumas partidas muito boas. Teve uma boa vitória contra Diego Schwartzman e essa derrota apertada para Hubert Hurkacz; depois disso contou com mais dias para se preparar para o Aberto. Acho que ele cresceu jogo a jogo.”

Veja neste vídeo da ATP de 11 minutos como foi a dura preparação de Thiem em Miami, em dezembro.

Comentários