Melbourne (Austrália) - Pela terceira vez em sua carreira profissional, Dominic Thiem disputará uma final de Grand Slam. Depois de ficar com o vice-campeonato de Roland Garros nos últimos dois anos, o austríaco garantiu vaga na decisão do Australian Open. Thiem levou a melhor contra o alemão Alexander Zverev com parciais de 3/6, 6/4, 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4) em 3h45 de partida nesta sexta-feira.
Thiem é o primeiro tenista austríaco, entre homens e mulheres, a disputar uma final de Australian Open. Ele é também apenas o segundo atleta de seu país com finais de Grand Slam no currículo, juntando-se a Thomas Muster que foi campeão de Roland Garros em 1995. Vencedor de 16 títulos de ATP, Thiem tem como maior conquista o Masters 1000 de Indian Wells do ano passado.
Algoz do número 1 do mundo Rafael Nadal na última quarta-feira, Thiem jogará no domingo contra o vice-líder do ranking Novak Djokovic. Ele já jogou dez vezes contra o sérvio com quatro vitórias e seis derrotas. Djokovic tem sete títulos em Melbourne e pode voltar ao topo do ranking se conquistar seu oitavo Australian Open e o 17º Grand Slam. Já Thiem assumiria a inédita terceira posição em caso de título.
Aos 26 anos, Thiem também pode se tornar o primeiro atleta natural dos anos 90 a ganhar um Grand Slam entre os homens. O austríaco nasceu em 3 de setembro de 1993. Ele também pode ser o campeão de Slam mais jovem desde o US Open de 2014, quando o croata Marin Cilic venceu o US Open aos 25 anos. Nas últimas temporadas, jogadores acima dos 30 anos têm dominado os principais torneios do mundo.
🤯 POINT OF THE TOURNAMENT! 🤯
— Wide World of Sports (@wwos) January 31, 2020
Watch: @Channel9
Stream: https://t.co/VLoDqoHZ5m#9WWOS #AusOpen pic.twitter.com/XMF2DV5diC
Por sua vez, Zverev disputou sua primeira semifinal de Grand Slam na carreira. O alemão de 22 anos já caiu duas vezes nas quartas de final de Roland Garros e nunca havia passado das oitavas de final na Austrália. O atual número 7 do mundo tem três títulos de Masters 1000 e o ATP Finals de 2018.
Austríaco começou atrás no placar
Com os dois jogadores ainda um pouco tensos no começo da partida, o saque foi pouco efetivo e eles entraram em longas trocas. Com isso aconteceram duas quebras logo nos primeiros games. Ainda durante a disputa do set inicial, a disputa teve uma breve interrupção. Havia começado a chover e o teto da Rod Laver Arena precisou ser fechado.
Full focused 💪@AlexZverev signs off on the opening set 6-3 in 40 minutes.#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/g628sKAGqX
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 31, 2020
Zverev conseguiu uma importante quebra de serviço no sétimo game, depois de contar com alguns erros de Thiem que tentava aprofundar a bola do fundo de quadra. O austríaco continuava cometendo muitos erros e não mostrava sua habitual consistência e voltaria a ter o serviço quebrado. Com isso, Zverev fechou o primeiro set vencendo quatro games seguidos. Em set com poucos winners, 6 a 5 para o alemão, Thiem cometeu 13 erros contra apenas seis do rival. Zverev colocou incríveis 90% de primeiros serviços em quadra.
Thiem foi o primeiro a quebrar no segundo set, aproveitando-se de um game com duas duplas-faltas seguidas de Zverev. O austríaco chegou a liderar o placar por 3/1, permitiu o empate no sexto game, mas voltaria a quebrar no game seguinte. O aproveitamento de primeiro saque do alemão havia caído para 69%, o que permitia ao austríaco mandar nos pontos desde as devoluções. Sacando para o set, Thiem escapou de dois break points antes de definir a parcial e empatar a partida.
Thiem (🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/na1EWEnLW3
— doublefault28 (@doublefault28) January 31, 2020
No início do terceiro set, o jogo precisou ser interrompido de novo. Houve uma falha em parte do sistema de iluminação do estádio e demorou dez minutos para que a situação fosse normalizada. O set foi muito longo, com 1h22 de duração. Novamente, Thiem liderou por 3/1 e cedeu o empate por 3/3. Zverev ficou irritado com uma marcação do árbitro de cadeira e que ele não poderia mais desafiar. O alemão chegou a advertido pelo uso de linguagem obscena. Pouco depois, Thiem salvou dois set points quando perdia por 5/4, ambos com winners na paralela. O austríaco foi muito firme durante o tiebreak ao não perder pontos no saque e virou o jogo.
O quarto set seguiu inteiramente sem quebras ou break points. Foi uma parcial com games rápidos e pontos definidos em poucas trocas de bola. O tiebreak começou muito bom para Thiem, que abriu 3-0 ao contar com uma dupla-falta e um erro de Zverev. Quando poderia ficar muito perto da vitória, o austríaco jogou duas bolas para fora e permitiu a reação do alemão. Logo depois, um smash errado de Zverev manteve Thiem em vantagem, liderando por 4-2. Na sequência, Thiem tratou de manter o serviço até o fim do jogo. Zverev até salvou um match point no saque, mas não conseguiu mudar o panorama da partida.