Melbourne (Austrália) - Disputando pela primeira vez uma semifinal de Grand Slam, a norte-americana Sofia Kenin não sentiu o peso da partida. Ela também ignorou o fato de ter do outro lado da quadra a atual número 1 do mundo e derrubou a australiana Ashleigh Barty em sets diretos, com o placar final de 7/6 (8-6) e 7/5, depois de 1h45 de confronto.
Após bater a atual campeã de Roland Garros, a norte-americana de 21 anos terá pela frente mais uma campeã de Slam. Ela enfrentará ou a romena Simona Halep, que venceu Roland Garros em 2018 e Wimbledon em 2019, ou a espanhola Garbiñe Muguruza, campeã em Paris em 2016 e em Londres em 2017.
F-U-N
There's been power and finesse on both sides of the court. All on par 2-2.#AusOpen | #AO2020 pic.twitter.com/M1iiIAxJXJ— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2020
Kenin conseguiu aguentar muito bem a variação de bolas de Barty durante o primeiro set, foi firme do fundo de quadra e jogou a responsabilidade de tentar comandar mais os pontos para a australiana, que teve mais bolas vencedoras (22 a 12) e mais erros não forçados (21 a 16). Os três break-points desperdiçados pela número 1 do mundo no sexto game fizeram falta.
Sem quebras para ambos os lados, a definição foi para o tiebreak, em que Barty novamente não aproveitou suas chances. Ela perdeu dois set-points, um deles com o saque, e na primeira oportunidade que teve de fechar, Kenin não a deixou escapar e venceu a parcial inicial, mesmo somando menos pontos do que a rival (44 a 46).
BOOM goes the Barty!
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2020
A tricky game, but still not break points faced for Barty. The 🇦🇺 leads 6-5 on serve.#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/RoZakd5scy
O segundo set começou favorável para a atleta da casa, que obteve uma quebra logo no terceiro game e administrou bem a vantagem até falhar na reta final. Barty perdeu dois set-points seguidos sacando em 5/4 para empatar a partida, mas não conseguiu encaixar os primeiros serviços e viu Kenin devolver o break e deixar tudo igual em 5/5.
As chances desperdiçadas mais uma vez mexeram com a cabeça da australiana, que baixou o nível nos games seguintes e só venceu mais dois pontos até o fim do jogo, sendo quebrada no 12º e último game. Kenin terminou o embate com menos da metade dos winners de Barty (16 a 33), mas teve menos erros não forçados (25 a 36).
That moment when you make your first Grand Slam final....#AusOpen | #AO2020 | @SofiaKenin pic.twitter.com/RHxoB44Ix1
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2020