Notícias | Dia a dia | Australian Open
Kontaveit vira e acaba com a festa de jovem polonesa
27/01/2020 às 01h59

Melbourne (Austrália) - Uma das sensações da chave feminina do Australian Open, que contou com uma série de surpresas, a polonesa Iga Swiatek, de apenas 18 anos, viu sua campanha acabar nesta segunda-feira. A jovem tenista lutou por 2h42, mas acabou levando a virada da estoniana Anett Kontaveit, que triunfou com parciais de 6/7 (4-7), 7/5 e 7/5.

Apesar da pouca idade, Swiatek já havia alcançado as oitavas de Grand Slam antes, no ano passado em Roland Garros. Do outro lado, Kontaveit supera essa barreira pela primeira vez, tendo parado nas oitavas em outras três oportunidades. Sua estreia nas quartas será contra a romena Simona Halep, que mais cedo derrubou a belga Elise Mertens em sets diretos.

Será a terceira vez que a estoniana e a romena medirão forças no circuito. As outras duas aconteceram em 2017, com vitórias de Halep nas quadras duras de Miami e no saibro de Roma, ambas por 2 a 0.

O primeiro set mostrou que a partida seria aberta e com chances para os dois lados. Swiatek quebrou logo de cara e abriu 2/0, mas venceu apenas um dos cinco games seguintes e viu Kontaveit ter 4/3 e saque. Depois de igualar tudo no 4/4, a polonesa levou novo break no 11º game, devolveu a quebra em seguida e fechou a parcial no tiebreak.

Logo após o fim do set inicial, a jovem tenista pediu atendimento médico, mas seguiu firme na partida, tanto que venceu os dois primeiros games da segunda parcial. Mais três quebras aconteceram e novamente as duas chegaram empatadas ao 4/4. Só que desta vez Kontaveit foi melhor na reta final, conquistou outro break e igualou o placar.

Na terceira e decisiva parcial, foi a estoniana que começou com tudo, chegando a ter confortável vantagem de 5/1. Ela sacou duas vezes para o jogo e não teve um match-point sequer, sofrendo duas quebras. Mas Kontaveit novamente se superou no fim, bateu o saque de Swiatek no 12º e último game e assim ficou com a vitória.

Comentários