Melbourne (Austrália) - A romena Simona Halep espantou a zebra em mais um dia de surpresas na chave feminina do Australian Open, que mais cedo já vira a eliminação da tcheca Karolina Pliskova, atual número 2 do mundo. Também acabaram rodando neste sábado, na terceira fase da competição, a suíça Belinda Bencic e a croata Donna Vekic.
Vice-campeã em Melbourne dois anos atrás, Halep tratou de fazer a sua parte e confirmou a condição de quarta pré-classificada. Ela mediu forças com a cazaque Yulia Putintseva e levou a melhor em sets diretos, se garantindo nas oitavas de final ao marcar parciais de 6/1 e 6/4, depois de 1h14 de partida.
O duelo entre a jovem norte-americana Cici Bellis e a belga Elise Mertens, 16ª favorita no torneio, definirá a adversária de Halep na próxima fase. A romena bateu a norte-americana de apenas 20 anos na única vez que se cruzaram e levou a melhor em dois dos três embates que já travou com a belga.
Amazing Anett Kontaveit!
— #AusOpen (@AustralianOpen) 25 de janeiro de 2020
The Estonian upsets sixth seed Belinda Bencic 6-0 6-1 in 49 minutes to reach the fourth round here in Melbourne, a feat she last achieved in 2018.#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/zQnlrHhQuE
Sexta mais bem cotada, Bencic foi arrasada pela estoniana Anett Kontaveit, que perdeu apenas um game e levou somente 49 minutos para triunfar com o placar final de 6/0 e 6/1. A suíça foi dominada de tal forma que venceu menos da metade dos pontos da rival (27 a 55), amargou cinco quebras e faturou só seis pontos na devolução.
Após conquistar uma imponente vitória, Kontaveit medirá forças com outra surpresa, a polonesa Iga Swiatek, responsável pela eliminação de Vekic na terceira rodada, marcando parciais de 7/5 e 6/3 para cima da croata cabeça de chave 19.
Shvee-ON-tek?
— WTA (@WTA) 25 de janeiro de 2020
Svi-A-tek?
Shvi-Òn-tek? 🤔
Not sure how to pronounce @iga_swiatek's last name?
Iga's here to help! pic.twitter.com/T8oh3OGYT5