Notícias | Dia a dia | Australian Open
Menezes perde chance e cai no quali da Austrália
16/01/2020 às 00h40

Menezes tentou pela segunda vez entrar num Grand Slam, mas perdeu chance valiosa no 3º set

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Depois de grande reação no terceiro set, o mineiro João Menezes teve a oportunidade de sacar para a vitória, mas falhou e acabou eliminado logo na primeira rodada do qualificatório para o Australian Open. No jogo que foi adiado da terça-feira devido ao mau tempo, ele caiu diante do russo Evgeny Donskoy, por 6/7 (7-3), 6/1 e 7/6 (10-8).

Com essa derrota e a de Thiago Wild na segunda-feira, também na partida inicial do quali, o cearense Thiago Monteiro será o único representante brasileiro na chave de simples do torneio. A gaúcha Gabriela Cé ainda fará sua estreia no quali na madrugada.

Menezes e Donskoy fizeram uma partida de altos e baixos, marcada basicamente por extensos duelos de fundo de quadra. O brasileiro perdeu logo o serviço de abertura, mas reagiu no quarto game e evitou duas quebras importantes, no 9º e 11º games, antes de levar ao tiebreak. Aí foi muito mais consistente.

Experiente e hoje 106º do ranking, Donskoy iniciou então uma grande reação. Dominou totalmente o segundo set, melhorando muito a produção com o primeiro serviço, e abriu 2/0 na série final, com duas chances de quebrar o saque de Menezes e obter vantagem ainda maior. Foi então a vez de o mineiro se recuperar. Virou para 4/2, permitiu a quebra mas outra vez tirou o serviço do russo para fazer 5/3.

Mas pela quarta vez seguida o sacador não vingou. Menezes venceu o primeiro ponto e perdeu os quatro seguintes. Manteve a cabeça no lugar e empurrou a definição para o match-tiebreak, conforme o novo regulamento do Australian Open. Saiu na frente com 2-1 e saque antes de ceder o empate e permitir depois 4-6. Fez ótimos lances junto à rede para virar para 7-6. Donskoy anotou um lance incrível, atingiu 9-7 e Menezes ainda salvou um match-point com coragem antes de errar uma cruzada e ser eliminado.

Comentários