Notícias | Dia a dia | ATP Cup
Nadal vira o jogo e Espanha encara Sérvia na final
11/01/2020 às 09h03

Nadal definiu o confronto contra a Austrália na semifinal ao superar De Minaur

Foto: Divulgação

Sydney (Austrália) - A final da edição inaugural da ATP Cup terá os dois primeiros colocados no ranking mundial. Horas depois de a Sérvia de Novak Djokovic avançar na competição, coube a Rafael Nadal decidir a classificação espanhola. Nadal definiu o confronto diante da anfitriã Austrália ao vencer o jovem de 20 anos e 18º do ranking Alex de Minaur por 4/6, 7/5 e 6/1 em 2h13 de partida neste sábado.

Sérvios e Espanhóis se enfrentam a partir das 4h30 (de Brasília) deste domingo. O confronto deve começar com o número 10 do mundo Roberto Bautista Agut enfrentando Dusan Lajovic, 34º colocado. O espanhol venceu os três duelos anteriores.

Logo depois, Rafael Nadal e Novak Djokovic farão mais um capítulo da rivalidade com o maior número de jogos na Era Aberta do tênis masculino. Em 54 confrontos entre eles, o sérvio apresenta uma ligeira vantagem no retrospecto, com 28 vitórias contra 26 do espanhol. O duelo mais recente foi a final do Masters 1000 de Roma, em maio do ano passado.

A Espanha havia vencido o primeiro confronto da série contra a Austrália com Bautista Agut. O experiente jogador de 31 anos precisou de apenas 1h14 para derrotar Nick Kyrgios por 6/1 e 6/4. Mesmo com o confronto já definido, ainda será disputada uma partida de duplas, já que estão em jogo pontos no ranking e premiação em dinheiro.

Durante a semana na ATP Cup, Nadal venceu quatro jogos de simples e mais dois de duplas. O líder do ranking mundial sofreu uma surpreendente derrota para o belga David Goffin na última sexta-feira, mas foi decisivo na partida de duplas ao lado de Pablo Carreño Busta para definir a vaga na semifinal a favor da Espanha.

Nadal teve um início complicado, mas foi dominante no último set
Logo no primeiro game da partida, De Minaur conseguiu uma quebra de serviço e soube sustentar a vantagem. O jovem australiano sequer enfrentou break points durante o set inicial e teve chances até de ampliar sua vantagem no placar, mas Nadal evitou uma segunda quebra no nono game.

Nadal foi muito firme no saque durante o segundo set. O número 1 do mundo não foi ameaçado e cedeu apenas nove pontos em seus games de serviço durante a parcial. No entanto, o espanhol também não vinha colocando o rival sob muita pressão. Foi uma parcial de games curtos, com amplo domínio dos sacadores. Quando já era possível visualizar um tiebreak, que poderia definir a partida a favor do australiano, Nadal teve seu primeiro break point no dia e aproveitou a chance para vencer o set e empatar o jogo.

A vitória no segundo set deixou o espanhol ainda mais confiante, enquanto De Minaur baixou a intensidade. Nadal venceu doze dos primeiros treze pontos jogados na parcial decisiva para abrir 3/0. Na sequência, o líder do ranking ampliou a vantagem, com mais uma quebra de serviço. O jovem anfitrião até conseguiu vencer um game no saque do espanhol, mas seguia sem confirmar o próprio saque. Nadal manteve o domínio das ações até o fim do jogo para selar a classificação de sua equipe.

Comentários