Notícias | Dia a dia
Tire suas dúvidas sobre a estreante ATP Cup
02/01/2020 às 12h55

Sydney (Austrália) - A primeira edição da ATP Cup acontecerá no começo de 2020, com as partidas sendo disputadas a partir do dia 3 de janeiro. Serão 24 países divididos em seis grupos de quatro integrantes, que medirão forças entre si para ver quem segue adiante. Os seis vencedores de cada grupo e os dois melhores classificados em segundo lugar se classificam para as quartas.

Os jogos acontecerão em três cidades diferentes. Brisbane receberá os Grupos A e F, Perth será a sede dos Grupos B e D, enquanto que Sydney verá a disputa dos Grupos C e D. A competição contará com nomes de peso, como o do espanhol Rafael Nadal e do sérvio Novak Djokovic, mas não terá a presença do suíço Roger Federer.

Por se tratar de uma competição inédita, a ATP Cup terá algumas diferenças, como a pontuação que será dada não apenas por vitória mais também variando de acordo com o ranking do rival. Veja abaixo algumas possíveis dívidas sobre o torneio:

O que precisa um país para disputar a ATP Cup e qual jogadores podem participar?

É necessário um mínimo de três jogadores classificados no ranking da ATP, incluindo dois com pontos em simples, para que um país seja elegível. Um país pode ter até cinco jogadores. Se um time tem cinco jogadores, pelo menos três devem ter um ranking de simples na ATP, se tiver menos de cinco jogadores, pelo menos dois com um ranking de simples.

Como funcionou a classificação dos países?

No primeiro prazo final de inscrição (13 de setembro), garantiram suas vagas as 18 nações mais bem representadas no ranking da ATP, levando em consideração a colocação dos melhores atletas de cada país em simples, classificando automaticamente o segundo melhor também. Por não estar entre as 18 principais equipes, a anfitriã Austrália recebeu um convite. No segundo prazo de inscrição (13 de novembro), os cinco países restantes foram definidos pelas mesmas regras.

O que acontece se um jogador número 1 desistir após o primeiro prazo de inscrição e depois que os países forem colocados em grupos?

A equipe é retirada dos 18 primeiros, a menos que o ranking do jogador nº 2 ainda a qualifique no corte original. O país será substituído em seu grupo específico pelo país mais bem colocado na lista da ATP Cup.

Um jogador número 1, que qualificou seu país no primeiro prazo de entrada, pode perder seu lugar na equipe se o ranking ficar abaixo de três ou mais compatriotas no momento do segundo prazo de entrada?

Não. Se o jogador ainda desejar fazer parte do time, é garantido que ele estará na competição.

Existe uma maneira de o melhor jovem jogador de um país competir no evento?

Sim. Um jogador nascido em 2001 ou mais tarde tem a oportunidade de ser incluído na equipe se entrar e tiver um ranking dos 500 melhores da ATP ou um ranking entre os 50 primeiros da ITF. O jovem jogador pode substituir um compatriota se o ranking desse jogador ficar fora do top 500 para simples ou do top 100 para duplas.

Um jogador pode jogar simples e duplas?

Sim. O capitão da equipe decide quem joga em duplas. A ordem de classificação ATP no local deve ser respeitada para partidas individuais. Por exemplo, o jogador número 1 em uma equipe com base no ranking no início da competição, não pode jogar como número 2. O ranking protegido será considerado o ranking oficial da posição de escalação.

Qual é o número máximo de pontos que um jogador pode ganhar?

Simples: Um jogador invicto que vencer todas as partidas possíveis (até a final) pode ganhar 750 pontos no ranking.
Duplas: Um jogador invicto que jogar e vencer todas as partidas possíveis (até a final) ganhará 250 pontos no ranking.

Como serão atribuídos os pontos para cada jogador em uma competição por equipes?

Simples: os pontos são concedidos por vitória em cada rodada e dependo também da classificação do oponente e o resultado final do confronto. Duplas: Os pontos são concedidos por uma vitória em cada rodada e não dependem da classificação dos oponentes ou do resultado do confronto.

Como serão computados os pontos da ATP Cup para cada jogador?

A ATP Cup contará como um evento adicional na pontuação de cada atleta.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis