Notícias | Dia a dia
Nadal vence duelo de 3h10 e conquista Abu-Dhabi
21/12/2019 às 15h23

Nadal venceu a série de exibições pela quinta vez na carreira

Foto: Divulgação

Abu-Dhabi (Emirados Árabes) - Em duelo bastante equilibrado, e com bom nível apesar de ser disputado em pré-temporada, Rafael Nadal conquistou o título da série de exibições de Abu-Dhabi. O número 1 do mundo levou a melhor sobre o grego Stefanos Tsitsipas, sexto colocado no ranking, por 6/7 (3-7), 7/5 e 7/6 (7-3) em 3h10 de partida.

Esta é a quinta vez que Nadal vence a competição amistosa, que chegou à sua 12ª edição. O evento tradicionalmente acontece na virada do ano, mas foi antecipado em uma semana a partir desta temporada. O espanhol também havia sido campeão em Abu-Dhabi em janeiro de 2010, 2011 e 2016 e também em dezembro de 2016. Já o grego disputou o evento pela primeira vez.

Nadal vinha de vitória e de grande atuação na última sexta-feira contra Karen Khachanov. Já Tsitsipas fez dois jogos na semana, superando Andrey Rublev e Novak Djokovic nas fases iniciais. Os dois terminaram o ano jogando muito bem. O grego conquistou o maior título da carreira no ATP Finals, enquanto o espanhol liderou sua equipe na conquista da Copa Davis. Nadal e Tsitsipas estavam no mesmo grupo do Finals, em Londres. O espanhol até venceu o duelo entre eles, mas não passou da primeira fase.

Os dois jogadores agora seguem para a Austrália e disputarão a edição inaugural da ATP Cup. A Espanha está no Grupo B, em Perth, e enfrentará as equipes do Japão, Uruguai e Geórgia. Já a equipe da Grécia ficou no Grupo F, em Brisbane, ao lado dos anfitriões australianos e das equipes da Alemanha e do Canadá.

A partida começou com Nadal tendo dificuldades para confirmar o serviço. Enquanto Tsitsipas perdia pouquíssimos pontos em seus três primeiros games de saque, o espanhol foi bastante ameaçado e escapou de sete break points. Bastou um game ruim do grego para que Nadal aproveitasse a chance e conseguisse uma quebra de serviço para liderar por 5/4.

Sacando fechar, Nadal perdeu dois set points e permitiu que Tsitsipas devolvesse a quebra logo na sequência. Aquele já era o oitavo break point para o grego no jogo. Durante o tiebreak, o jovem jogador de 21 anos foi mais eficiente do fundo de quadra e também conseguiu vencer três pontos importantes no saque do adversário para vencer o primeiro set.

A segunda parcial teve apenas uma quebra. Nadal corria menos riscos que no set anterior, mas precisou salvar dois break points quando o placar estava empatado por 4/4. No último game do set, quando Tsitsipas tinha a chance de forçar o tiebreak, o número 1 do mundo criou sua primeira chance de quebra em toda a parcial e conseguiu definir o set ao vencer uma disputa na rede.

O primeiro a quebrar no set decisivo foi Nadal. Um erro não-forçado de Tsitsipas com o forehand deixou o espanhol na liderança por 4/2, mas o grego não se abalou e devolveu a quebra logo na sequência. A parcial se encaminhou para um novo tiebreak e desta vez o espanhol levou a melhor.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis