Notícias | Dia a dia
Nadal e Barty são Campeões do Mundo para a ITF
21/12/2019 às 09h16

Esta é a quarta vez que Nadal recebe o prêmio da Federação Internacional

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou a lista de melhores tenistas do ano. Ashleigh Barty e Rafael Nadal como Campeões do Mundo em 2019. A lista costuma respeitar o ranking, mas também são levados em consideração o desempenho nos Grand Slam e nas competições por equipes, Copa Davis e Fed Cup.

Esta é a quarta vez que Nadal recebe o prêmio, assim como já aconteceu em 2008, 2010 e 2017. Na temporada de 2013, o espanhol terminou o ano como o número 1 do mundo, mas o prêmio da Federação Internacional foi para Novak Djokovic. O sérvio, juntamente com o norte-americano Pete Sampras, são os únicos que venceram o prêmio seis vezes entre os homens. Já Roger Federer tem cinco prêmios.

"Estou muito feliz por ter sido nomeado Campeão do Mundo pela ITF e receber esse prêmio", disse Nadal, de 33 anos "Terminar como o número 1 no ranking da ATP pela quinta vez e ganhar mais dois títulos de Grand Slam foi algo que pareceria impensável há poucos anos. E com um final perfeito, foi particularmente especial vencer a Copa Davis em casa, na Espanha. Agradeço também à minha equipe que esteve comigo esse tempo todo".

Já Barty, que tem apenas 23 anos, recebeu o prêmio pela primeira vez na carreira. A australiana foi campeã de Roland Garros e terminou a temporada com o título do WTA Finals e na liderança do ranking mundial. Ela também levou seu país até a final da Fed Cup, vencida pela França.

"Estou honrada em ser nomeada a Campeã Mundial da ITF deste ano", disse Barty. "Foi um ano incrível! Ganhar o Roland Garros e chegar à final da Fed Cup foram destaques. Estou muito orgulhosa da minha equipe e pelo que conquistamos e mal posso esperar pelo início da temporada 2020".

Os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal foram escolhidos a melhor dupla masculina. Já a húngara Timea Babos e a francesa Kristina Mladenovic receberam o prêmio entre as mulheres. O tênis argentino tem dois representantes, Thiago Tirante como o melhor juvenil masculino e Gustavo Fernandez entre os cadeirantes. A juvenil francesa Diane Parry venceu no feminino, enquanto o prêmio de cadeirantes ficou com a holandesa Diede De Groot. O australiano Dylan Alcott foi o escolhido na categoria Quad.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva