Notícias | Outros
Curitibano vence o Brasileiro Interclubes por Equipes
14/12/2019 às 14h39

Curitibano totalizou 68 pontos.

Foto: Divulgação

Florianópolis (SC) – O Clube Curitibano se tornou o primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro Interclubes por Equipes. Nesta sexta-feira, o Curitibano somou 68 pontos e ergueu o troféu da competição que foi realizada pela primeira vez por meio de uma parceria da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O Grêmio Náutico União ficou em segundo lugar, com 56 pontos. Em terceiro, ficou o Itamirim Clube de Campo, com 54.

Disputada por 18 clubes, o Interclubes Brasileiro começou no último sábado na sede da CBT, em Florianópolis (SC), que conta com cinco quadras rápidas. Cerca de 150 atletas participaram nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. O Clube Curitibano também levantou o troféu do Campeonato Brasileiro Interclubes por ter obtido o melhor desempenho no somatório das seis etapas que foram disputadas neste ano em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Criciúma (SC), São Paulo (SP), Caxias (RS) e Curitiba (PR).

"Este foi um ano de trabalho e muita dedicação dos nossos atletas, o que nos deixa felizes pelos resultados alcançados. Das categorias em que participamos aqui, conseguimos chegar às semifinais em sete. Ficamos muitos felizes por essa parceria com o CBC, que permite que nossos tenistas participem de forma ativa de várias competições ao longo do ano", destaca Rodrigo Ribeiro, que representou o Clube Curitibano como o delegado da equipe.

Na categoria 12 anos, a Sociedade Hípica de Campinas ficou com o título masculino, enquanto o Grêmio Náutico União foi campeão feminino. Nos 14 anos, os garotos do Esporte Clube Pinheiros levaram o ouro, assim como as meninas do Clube Paineiras do Morumby. O Grêmio Náutico União foi campeão nos 16 masculino e o Esporte Clube Pinheiros, nos 16 feminino. Na categoria 18 anos, os campeões foram Aeroclube RN e Itamirim Clube de Campo, respectivamente.

A competição por equipes foi disputada nos moldes de tradicionais torneios, como a Copa Davis e a Fed Cup. Cada confronto eliminatório foi disputado em até três partidas, sendo duas de simples e uma de duplas. O campeão ficou com 20 pontos, o vice com 16, o terceiro colocado com 12 e o quarto com 8. O campeão geral foi definido com o somatório de todos os pontos em todas as categorias.

"O balanço da competição foi o melhor possível, com esse modelo inovador que resgata o espírito de competição por equipes dentro dos clubes. Trazer isso para dentro da sede da CBT, a casa do tênis brasileiro, nos dá uma satisfação muito grande, principalmente por ver o brilho nos olhos de todos os atletas e treinadores que passaram por aqui durante toda a semana. Vimos o engajamento muito grande de todos, o que nos faz entender que 2019 foi um ano vitorioso pelo trabalho realizado pela CBT em parceria com as 26 federações e os clubes", afirma Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

GALERIA DOS CAMPEÕES

12 anos M
1 Sociedade Hípica de Campinas
2 Grêmio Náutico União
3 Clube Curitibano

12 anos F
1 Grêmio Náutico União
2 Graciosa Country Club
3 Recreio da Juventude

14 anos M
1 Esporte Clube Pinheiros
2 Clube Paineiras do Morumby
3 Iate Clube de Brasília

14 anos F
1 Clube Paineiras do Morumby
2 Clube Espéria
3 Country Clube de Goiás

16 anos M
1 Grêmio Náutico União
2 Itamirim Clube de Campo
3 Clube dos Funcionários da CSN

16 anos F
1 Esporte Clube Pinheiros
2 Clube Espéria
3 Club Athletico Paulistano

18 anos M
1 Aeroclube RN
2 Clube Curitibano
3 Itamirim Clube de Campo

18 anos F
1 Itamirim Clube de Campo
2 Aeroclube RN
3 Minas Tênis Clube

Veja as fotos
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis