Londres (Inglaterra) - Depois de a ATP anunciar que o italiano Andrea Gaudenzi será o novo presidente da entidade a partir de 2020, a organização que comanda o circuito masculino anunciou mais um nome para compor seu primeiro escalão de dirigentes. O também italiano Massimo Calvelli, será o novo CEO da entidade.
Antigo dirigente máximo da ATP, o britânico Chris Kermode acumulava as duas funções. Kermode assumiu o comando da ATP no início de 2014 e já sabia desde março que não teria seu contrato renovado ao fim da temporada.
Novo dirigente no circuito, Calvelli está com 45 anos e tem 20 anos de experiência na área do marketing esportivo. Ex-jogador profissional, ele exerceu funções diretivas em companhias como a Nike e a Wilson.
"Estou muito satisfeito e honrado por ter sido nomeado o novo CEO da ATP", disse Calvelli, em comunicado oficial. "Estive envolvido no tênis profissional na maior parte da minha vida e espero trazer minha paixão e conhecimento do esporte para esse papel. Estou ansioso para começar em janeiro".
Já o novo presidente Andrea Gaudenzi comemorou a chegada do compatriota. "É com satisfação que recebo Massimo como o novo CEO da ATP. Compartilhamos uma grande paixão pelo esporte e estou confiante de que nossas diversas experiências de negócios servirão bem ao circuito, enquanto trabalhamos em prol do futuro do tênis profissional masculino".
Nos últimos anos, a Itália tem ganhado força nos bastidores. Exemplo disso é a troca de sede do ATP Finals. Disputado em Londres desde 2009, o evento entre os oito melhores da temporada será levado para Turim a partir de 2021. Além disso, Milão já recebeu três edições do Next Gen ATP Finals, evento entre os destaques da nova geração.