Notícias | Dia a dia
Rio Open convida promissor espanhol de 16 anos
11/12/2019 às 16h54

Carlos Alcaraz Garfia conseguiu vitórias contra rivais no top 200 em challengers

Foto: Arquivo

Rio de Janeiro (RJ) - A organização do Rio Open anunciou nesta quarta-feira um convite na chave principal para o espanhol Carlos Alcaraz, jovem jogador de apenas 16 anos e atualmente no 491º lugar do ranking da ATP. Atleta mais jovem no top 500 e treinado pelo ex-número 1 Juan Carlos Ferrero, Alcaraz foi contemplado com o convite pela agência IMG, parceira do torneio, através de seu programa de apoio a jovens tenistas.

Alcaraz conseguiu seu primeiro ponto no ranking da ATP aos 14 anos e 9 meses e já conquistou um título de future neste ano. O espanhol atraiu a atenção da imprensa internacional ao vencer seus primeiros jogos em torneios do nível challenger, impressionando com o seu estilo de jogo inteligente. 

Em abril deste ano, Alcaraz conseguiu vencer o compatriota Pedro Martinez, número 140 do mundo, pelo challenger de Múrcia. Com isso, ele repetiu um feito de nomes como Rafael Nadal e Richard Gasquet, que conseguiram suas primeiras vitórias contra adversários do top 200 com apenas 15 anos. O jovem espanhol ainda venceria mais dois jogos contra top 200 durante o challenger de Sevilha em setembro.

Ainda pelo circuito juvenil, o espanhol esteve no Brasil no início deste ano para a disputa do Banana Bowl, em Criciúma, e da Brasil Juniors Cup, em Porto Alegre, e foi semifinalista na capital gaúcha.

"Quero agradecer a IMG e o Rio Open por esta oportunidade incrível, estou animado para disputar o meu primeiro ATP da carreira. Os espanhois têm um histórico fantástico no Rio, com títulos de Rafael Nadal e David Ferrer e eu espero, um dia, também poder ser campeão e ter o meu nome no troféu ao lado deles", disse o espanhol, que disputará seu primeiro ATP.

Alcaraz se junta a Felipe Meligeni Alves, que foi premiado com o primeiro convite do Rio Open após a vitória na Maria Esther Bueno Cup, torneio que reúne as maiores promessas do país em São Paulo para a disputa de uma vaga no ATP 500 carioca. Também estão confirmados os nomes de Dominic Thiem, Matteo Berrettini, Diego Schwartzman e Borna Coric. O line-up completo do Rio Open será revelado no dia 8 de janeiro.

"No ano passado trouxemos um jogador da NextGen que deu o grande impulso da temporada dele no Rio Open. Foi um momento inesquecível da carreira dele e da nossa história. O Alcaraz é muito jovem mas vem surpreendendo pela maturidade dentro de quadra. Será uma grande oportunidade de vê-lo em uma grande arena pela primeira vez na carreira," disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open, ao lembrar a grande campanha do canadense Felix Auger-Aliassime, finalista da edição passada.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva