Melbourne (Austrália) - Líder do ranking mundial da WTA, Ashleigh Barty não para de receber prêmios individuais por sua excelente temporada no circuito. Na última segunda-feira, a australiana de 23 anos recebeu pela terceira vez a Medalha Newcombe, maior honraria oferecida pela Tennis Australia.
Barty já havia recebido o prêmio pela primeira vez em 2017. Já no ano passado, foram entregues duas medalhas, uma para ela e outra para Alex de Minaur. A australiana também já havia recebido o prêmio de melhor tenista juvenil do país em outras três ocasiões. A medalha é entregue por John Newcombe, ex-número 1 do mundo e vencedor de cinco títulos de Grand Slam.
👀 🏅 pic.twitter.com/1uszMN2AMh
— TennisAustralia (@TennisAustralia) December 2, 2019
Ao longo de 2019, Barty conquistou seu primeiro título de Grand Slam em simples no saibro de Roland Garros. Ela também foi campeã em Miami, Birmingham e no WTA Finals, além de ter liderado sua equipe numa campanha até a final da Fed Cup, que terminou com o título de França. A australiana ainda foi ainda a primeira atleta de seu país a terminar uma temporada no topo do ranking.
"Sou incrivelmente grata por estar aqui esta noite", disse Barty, em seu discurso. "Esta é uma noite de comemoração para todos os envolvidos no tênis e para todos que fazem parte da nossa família do tênis. Estou extremamente feliz por ter uma rede de suporte tão incrível ao meu redor. É muito especial para mim ter meus pais e meu primeiro treinador, Jim (Joyce) aqui. Eles me deram amor incondicional e apoio em todos os bons e maus momentos".
Barty também agradeceu ao treinador Craig Tyzzer, ao agente Nikki Craig e ao psicólogo Ben Crowe, entre outros, durante seu discurso de aceitação. Tyzzer, aliás, foi escolhido o melhor técnico australiano da temporada.
Stosur também é premiada em Melbourne
A veterana Samantha Stosur, jogadora de 35 anos e atual 99ª do ranking, também foi homenageada na última segunda-feira. A ex-número 4 do mundo e campeã do US Open de 2011 recebeu o prêmio Spirit of Tennis, por sua liderança, profissionalismo e impacto positivo para o esporte australiano. Ela já havia recebido a Medalha Newcombe em três ocasiões seguidas, entre 2010 e 2012.
Richly deserved 👏@bambamsam30 was honoured for her outstanding leadership, incredible professionalism, and the positive impact she’s had on the sport throughout her career. #Newks19 https://t.co/XXeW87LXTs
— TennisAustralia (@TennisAustralia) December 2, 2019