Notícias | Dia a dia
ATP define candidatos aos Melhores do Ano
26/11/2019 às 16h54

Aliassime concorre em duas categorias, o prêmio de Jogador que mais evoluiu e como Revelação da temporada

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Foram anunciados nesta terça-feira os candidatos aos prêmios de Melhores do Ano da ATP. A entidade que comanda o circuito masculino designou diversas categorias. Jogadores, técnicos, fãs e a própria ATP fazem parte do colégio eleitoral. Os vencedores serão conhecidos em dezembro e os prêmios serão entregues durante a ATP Cup, em janeiro.

Votação pelos Jogadores
Retorno do Ano: A categoria contempla os atletas que superaram graves lesões e conseguiram se restabelecer na elite do circuito. O britânico Andy Murray, que passou por duas cirurgias no quadril e venceu o ATP 250 da Antuérpia, é um dos indicados. Ele concorre contra o russo Andrey Rublev, o francês Jo-Wilfried Tsonga e o suíço Stan Wawrinka.

Jogador que mais evoluiu: Dos quatro jogadores indicados, três fazem parte do atual top 10. Concorrem o russo Daniil Medvedev (número 5 do mundo), o grego Stefanos Tsitsipas (sexto colocado), o italiano Matteo Berrettini (oitavo do ranking) e o canadense Felix Auger-Aliassime (21º do ranking). Entre eles, Tsitsipas e Medvedev já haviam começado o ano no top 20, enquanto Berrettini era o 54º do ranking e Aliassime estava no 108º lugar.

Revelação da temporada: Em uma temporada com muitos nomes da nova geração sendo apresentados, o prêmio de revelação em 2019 tem oito candidatos. Aliassime é favorito, e concorre com Alejandro Davidovich Fokina, Miomir Kecmanovic, Corentin Moutet, Alexei Popyrin, Casper Ruud, Jannik Sinner e Mikael Ymer.

Prêmio de Esportividade: O prêmio Stefan Edberg de esportividade tem ido para as mãos de Roger Federer ou Rafael Nadal desde 2004. Neste ano, o suíço e o espanhol são novamente candidatos. Concorrem com eles o austríaco Dominic Thiem e o argentino Diego Schwartzman.

Torneio do ano: Os atletas irão escolher seus torneios favoritos entre os ATP 250, 500 e Masters 1000.

Votação pelos Técnicos: O treinadores definem entre si o melhor da temporada.
Votação pelos Fãs: O público escolhe seus jogadores favoritos em simples e duplas no site da ATP. A votação foi encerrada no dia 18 de novembro.

Escolhidos pela ATP
Prêmio Huminitário Arthur Ashe: Entregue a personalidades com trabalho humanitário significativo. Nomes como Federer, Nadal, Djokovic e Murray já venceram o prêmio. Mas nomes de fora do esporte, como o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela já receberam a honraria.

Prêmio Ron Bookman de Excelência na Mídia: A ATP premia anualmente um jornalista ou veículo de imprensa que tenha feito grande contribuição para o tênis.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis