Madri (Espanha) - O primeiro finalista da Copa Davis em 2019 será conhecido após a partida de duplas entre Canadá e Rússia, em Madri. Depois que Andrey Rublev abriu a semifinal colocando a equipe russa em vantagem, coube a Denis Shapovalov empatar a disputa. O canadense superou Karen Khachanov por 6/4, 4/6 e 6/4 em 1h51 de partida na Caixa Mágica.
Os quatro jogadores que já estiveram em quadra neste sábado deverão retornar para a partida de duplas. A Rússia terá Rublev e Khachanov, enquanto o Canadá aposta em Shapovalov ao lado de Vasek Pospisil. Os vencedores irão enfrentar Espanha ou Grã Bretanha na final marcada para domingo.
Shapovalov (🎥@DavisCup ) pic.twitter.com/UQOmoCLN8r
— doublefault28 (@doublefault28) November 23, 2019
A Rússia tem dois títulos de Copa Davis, conquistados em 2002 e 2006, e não chega à decisão desde 2007. Já o Canadá ainda sonha com o título inédito e disputa sua terceira semifinal da competição. Os canadenses fizeram sua melhor campanha na competição no longínquo 1913, quando disputaram a Davis pela primeira vez e foram finalistas. Naquela época, entretanto, ainda havia a disputa do Challenge Round contra o campeão do ano anterior.
Canadense reagiu no primeiro set e passou aperto no fim do jogo
Khachanov começou melhor na partida. Sacando firme e definindo os pontos em poucas trocas de bola, o russo foi o primeiro a quebrar e chegou a liderar o set inicial por 4/1. O jogo vinha tão rápido, que seis games foram disputados em aproximadamente 15 minutos.
Shapovalov return(🎥@DavisCup ) pic.twitter.com/rmCX10QMD8
— doublefault28 (@doublefault28) November 23, 2019
Aos poucos, Shapovalov foi entrando no jogo e conseguindo equilibrar as ações do fundo de quadra. Com isso, ganhou alguns pontos de graça em erros do adversário e conseguiu devolver a quebra de serviço no sétimo game. Pouco depois, o canadense ainda passou à frente no placar. Sacando muito bem, o jovem jogador de 20 anos terminou o primeiro set vencendo cinco games seguidos.
Os sacadores vinham dominando a segunda parcial. Khachanov não correu riscos e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço, sendo só três quando colocou o primeiro saque em quadra. Shapovalov salvou um break point no sexto game e voltaria a ser ameaçado no décimo game, quando perdia por 5/4, após boas devoluções do russo. Uma dupla-falta do canadense definiu o set.
O set decisivo teve início parecido com o da parcial anterior, com games rápidos e sem ameaças aos sacadores. Desta vez, Shapovalov foi o primeiro a quebrar e fez 4/3 no sétimo game. Khachanov teve a chance de devolver a quebra de imediato, mas cometeu um erro com o backhand. Dois games mais tarde, o canadense sacava para o jogo e fez dois erros e uma dupla-falta para ficar em 0-40. O jovem de 20 anos foi agressivo para salvar os três break points e fechar o jogo com um ótimo saque no meio.