Notícias | Copa Davis
Kyrgios e De Minaur classificam a Austrália em Madri
20/11/2019 às 19h49

Madri (Espanha) - A Austrália é mais um país garantido nas quartas de final da Copa Davis, em Madri. A equipe australiana superou a Bélgica nesta quarta-feira e confirmou a primeira posição no Grupo D. Nas quartas, eles enfrentarão o Canadá, primeiro colocado no Grupo F. O confronto acontece às 14h (de Brasília) desta quinta-feira.

Na abertura do confronto contra a Bélgica Nick Kyrgios superou Steve Darcis. O jogador de 24 anos e número 30 do mundo superou o veterano de 35 anos e 158º colocado por 6/2 e 7/6 (11-9) em 1h21 de partida. Na sequência, foi a vez de Alex de Minaur, 18º do ranking, bater David Goffin, 11º, por 6/0 e 7/6 (7-4).

A partida de duplas teve apenas um game. John Peers sentiu dores no cotovelo e o capitão Lleyton Hewitt preferiu preservar o jogador. Ele e Jordan Thompson venciam por 1/0 quando concederam a vitória a Sander Gille e Joran Vliegen.

Mesmo com a derrota nesta quarta-feira, a Bélgica terá chances de avançar na competição. O grupo ainda contou com a Colômbia, que perdeu para belgas e australianos no início da semana. A fase final da Davis tem 18 países divididos em seis grupos. Classificam-se para as quartas os seis campeões de cada chave e mais os dois melhores segundos colocados.

Kyrgios mais uma vez sacou muito bem

Kyrgios agora acumula 11 vitórias e apenas cinco derrotas em partidas de simples da Copa Davis. Atuando em quadras de piso duro, como as utilizadas nesta semana em Madri, o australiano tem no currículo seis vitórias e apenas uma derrota pela competição. Na Espanha, ele volta a defender seu país depois de ficar fora do grupo que perdeu para a Áustria em setembro de 2018 e venceu a Bósnia e Herzegovina em fevereiro deste ano.

Mais uma vez, Kyrgios contou com seu ótimo saque para vencer uma partida. O australiano disparou 22 aces contra Darcis, não enfrentou break points e venceu todos os 43 pontos disputados quando colocou o primeiro serviço em quadra. Darcis só conseguiu vencer oito pontos no saque do adversário. Enquanto o set inicial teve duas quebras a favor de Kyrgios, a parcial seguinte foi definida apenas em um equilibrado tiebreak.

De Minaur vive sua melhor fase
Apontado como um dos principais nomes da nova geração do circuito, Alex de Minaur está com o melhor ranking da carreira. O jovem australiano de 20 anos conquistou três títulos na temporada e chegou à sua terceira vitória em seis jogos de Copa Davis.

A vitória sobre Goffin poderia ter sido ainda mais tranquila, já que o jovem australiano foi o primeiro a quebrar no segundo set e chegou a ter um match point quando vencia por 5/4, mas foi quebrado ao sacar para o jogo. Por sua vez, o belga teve dois set points no momento em que liderava por 6/5, mas não conseguiu uma nova quebra de serviço. Depois, o australiano dominou o tiebreak.

Goffin sofreu uma rara derrota em Copa Davis. O belga de 28 anos e ex-top 10 tem um ótimo histórico na competição. São 24 vitórias e apenas cinco derrotas em partidas de simples. Ele não perdia um jogo de Davis desde a final de 2015, contra a Grã-Bretanha, quando foi superado por Andy Murray.

Comentários