Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Nadal recebe troféu como número 1 da temporada
15/11/2019 às 15h21

Londres (Inglaterra) - Logo depois de conseguir uma difícil vitória no jogo que encerrou a fase de grupos do ATP Finals, Rafael Nadal recebeu o troféu de número 1 da temporada, já que não será mais ultrapassado no ranking até o fim do ano.

A cerimônia teve um tom mais vibrante do que em outras ocasiões, já que Nadal havia acabado de vencer o grego Stefanos Tsitsipas por 6/7 (4-7), 6/4 e 7/5 em batalha de 2h52. A liderança, entretanto, já estava assegurada desde a vitória de Roger Federer contra Novak Djokovic na quinta-feira.

"Honestamente, depois de todas as coisas que passei na minha carreira, principalmente as lesões, nunca pensei que, aos 33 anos, eu teria este troféu em minhas mãos novamente. Então, é algo muito especial para mim. Precisei trabalhar muito para estar aqui hoje e sem toda a minha equipe e família comigo, isso seria impossível. Por isso, posso dizer muito obrigado a todos pelo apoio", discursou Nadal.

O espanhol ainda não está classificado para a fase semifinal em Londres, já que depende de uma vitória de Daniil Medvedev sobre Alexander Zverev. Até por isso, já fez questão de agradecer pelo apoio que recebeu ao longo da semana. "Não sei se verei vocês amanhã, porque depende da partida da noite! Mas eu fiz todas as coisas que pude hoje. Eu lutei até o fim, dois dias atrás e hoje também. Então, se eu puder jogar contra o Roger na semi, será uma grande honra. Se não, eu realmente espero vê-los no próximo ano".

Esta é a quinta temporada que Nadal termina no topo do ranking, repetindo o que ele já havia feito em 2008, 2010, 2013 e 2017. Aos 33 anos, o espanhol é o jogador mais velho a encerrar uma temporada na liderança, desde que o ranking foi estabelecido em 1973. De quebra, ele ainda iguala as marcas de Federer e Djokovic, que também terminaram cinco anos distintos na primeira posição do ranking mundial.

Comentários