Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Tsistipas encerra freguesia e enfim derrota Medvedev
11/11/2019 às 13h08

Londres (Inglaterra) - Depois de ter perdido os cinco confrontos anteriores com o russo Daniil Medvedev, dois deles neste ano e três em 2018, Stefanos Tsitsipas acabou com a freguesia e conseguiu derrubar o rival pela primeira vez na carreira. O triunfo veio nesta segunda-feira, na estreia de ambos no ATP Finals, com o grego anotando parciais de 7/6 (7-5) e 6/4.

Fazendo um incrível segundo semestre, Medvedev chegou a disputar seis finais consecutivas, com três títulos e três vice-campeonatos, mas viu sua sequência se encerrar no Masters 1000 de Paris, perdendo logo na estreia. Atual número 4 do mundo, o russo amargou sua segunda derrota seguida e começa a complicar sua classificação para a próxima rodada.

Medvedev enfrentará na quarta-feira o perdedor do duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o alemão Alexander Zverev, que fecham a primeira rodada da fase de grupos. Por sua vez, Tsitsipas irá desafiar o vencedor desta partida.

O embate entre o grego e o russo foi equilibradíssimo e poucos pontos acabaram definindo o vencedor. No primeiro set, Medvedev salvou o único break-point de toda a parcial, logo no segundo game, e a decisão foi para o tiebreak, em que os dois rivais chagaram empatados no 5-5, mas então Tsitsipas conseguiu se destacar, venceu os dois pontos seguintes e largou na frente no marcador.

Na segunda parcial se manteve a disputa acirrada, mas com Tsitsipas levemente superior. Ele não enfrentou um break contra sequer, desperdiçou uma chance de quebra no sétimo game, mas não deixou escapar a próxima que pintou pelo caminho, no nono, sacando na sequência para fechar o jogo e ser o primeiro vencedor do Grupo Andre Agassi.

Embora tenha colocado em quadra apenas 44 dos 73 primeiros serviços, o grego foi eficaz com eles e venceu 89% dos pontos disputados. Ele terminou com um aproveitamento de 70% nos saques contra 66% de Medvedev, que encarou quatro break-points e perdeu um deles, o suficiente para decretar a vitória do grego em sets diretos, após 1h42 de embate.

Comentários