Notícias | Dia a dia
Federer afirma que agora 'o torneio ficou comum'
10/11/2019 às 22h41

Londres (Inglaterra) - Disputado no sistema de grupos, o ATP Finals é o único torneio oficial do circuito que permite derrotas a um tenista e ainda mantém suas chances de conquista. Esse foi justamente o apelo que Roger Federer se agarrou, depois de ter sido superado pelo austríaco Dominic Thiem na rodada de abertura deste domingo.

"Na verdade, daqui para diante é apenas um torneio comum, ou seja, não posso perder partidas se quiser continuar avançando", sintetizou, referindo-se ao tradicional sistema de eliminatória simples que o tênis possui de forma secular. "Tem sido assim neste torneio nos últimos 20 anos, então do meu ponto de vista não há nada de muito novo".

O número 3 do mundo lamentou o início irregular e elogiou Thiem. "Acho que ele jogou bem. O início definitivamente não me ajudou, me colocou com um pé atrás o tempo todo", afirmou, referindo-se à quebra que sofreu logo no game inicial. "Mas ainda consegui me recuperar e acho que daí em diante foi tudo muito equilibrado. Tive minhas chances, não foi algo como se eu tivesse sido dominado".

Sobre o apoio maciço do público londrino, algo que é bem comum para ele, Federer apenas lamentou não ter cooperado mais. "Foi uma atmosfera magnífica. Gostaria de ter lhes dado um pouco mais para comemorar nesta noite", brincou. "Senti que eles estavam esperando (uma reação), estavam prontos para me levar adiante. Se tivesse obtido a quebra no segundo set - perdeu as três chances, duas delas quando Thiem sacava para o jogo -, teria justamente obtido isso, mas foi tudo maravilhoso. Estou feliz por ter jogado aqui tantas vezes".

Apesar de ter obtido uma vitória muito tranquila sobre Matteo Berrettini este ano em Wimbledon, Federer prefere muita cautela diante do italiano na terça-feira. "Com o saque que ele tem, obviamente que é difícil, não há oponente fácil neste torneio", sentencia. "Tenho que me recuperar, jogar melhor do que fiz hoje".

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis