Notícias | Dia a dia
Bencic vence Kvitova e embola grupo no Finals
29/10/2019 às 14h02

Vitória de Bencic deixa as quatro jogadoras do grupo com chances de classificação para a semi

Foto: Divulgação

Shenzhen (China) - No jogo que encerrou a segunda rodada do Grupo Vermelho do WTA Finals, Belinda Bencic superou Petra Kvitova em três sets e embolou de vez a disputa, já que as quatro jogadoras da chave seguem com chances de classificação para as semifinais. Bencic venceu a partida por 6/3, 1/6 e 6/4 em 1h47 de partida.

Três jogadoras do grupo estão com uma vitória e uma derrota: Ashleigh Barty, Belinda Bencic e Kiki Bertens, substituta da japonesa Naomi Osaka. Já Petra Kvitova perdeu seus dois primeiros jogos no torneio, mas ainda tem possibilidades de avançar em segundo lugar do grupo. Lembrando que em 2015 e em 2016, Agnieszka Radwanska e Dominika Cibulkova foram campeãs do Finals mesmo com apenas uma vitória na fase de grupos. 

Na próxima quinta-feira Bencic fará um confronto direto contra Kiki Bertens por uma das vagas na semifinal. A vencedora avança na competição e quem perder estará praticamente eliminada, já que Bencic tem chance de se classificar mesmo com derrota. Já Barty enfrenta Kvitova precisando vencer para confirmar o lugar na semi e o primeiro lugar no grupo. A australiana também pode avançar até mesmo com uma eventual derrota em três sets, dependendo do saldo de games.

Se Kvitova vencer em sets diretos, irá à semifinal com a segunda vaga do grupo, ficando atrás da vencedora entre Bencic e Bertens. Se a tcheca vencer em três sets, terá que torcer por uma vitória da suíça por qualquer placar ou para que a holandesa vença em sets diretos. Caso a rodada tenha vitórias em três sets de Bertens e Kvitova, a holandesa ficaria na primeira posição e haveria um tríplice empate no segundo lugar do grupo. Nesse caso, o aproveitamento de games definiria a outra semifinalista.

Veja como foi a vitória de Bencic nesta terça-feira
Kvitova liderou a contagem de winners da partida por 28 a 19, mas cometeu 39 erros não-forçados contra apenas 27 de Bencic. Cada jogadora conseguiu cinco quebras de serviço, com dez break points para a tcheca e oito para a suíça. Kvitova terminou o jogo com 8 aces e 10 duplas-faltas, contra 5 pontos de saque e sete duplas-faltas da rival.

No primeiro set, Bencic aproveitou suas duas chances de quebra e fechou a porta na única vez em que teve o saque ameçado. A suíça só perdeu quatro pontos com o primeiro serviço e cometeu apenas sete erros contra 14 de Kvitova. O segundo set foi de domínio tcheco. Kvitova não enfrentou break points e só perdeu cinco pontos no saque, além de cometer somente seis erros contra 12 da suíça. A tcheca pressionou o saque da rival e conseguiu três quebras.

Bencic esteve duas vezes com quebra de vantagem no início do terceiro set, mas Kvitova reagiu nas duas ocasiões. Dessa forma, elas acabaram trocando quatro quebras seguidas. Quando perdia por 4/3, a suíça salvou um break point com ótimo saque aberto. No game seguinte, voltou a quebrar o serviço de Kvitova com um winner de devolução. Sacando para o jogo, a suíça se manteve firme e consolidou a vitória sem correr novos riscos.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis