Shenzhen (China) - Estreia dramática no WTA Finals para a romena Simona Halep, que precisou salvar um match-point contra a jovem canadense Bianca Andreescu para alcançar a vitória nesta segunda-feira. A ex-número 1 do mundo gastou 2h30 para triunfar de virada, anotando parciais de 3/6, 7/6 (8-6) e 6/3.
Atual campeã do US Open, a canadense de apenas 19 anos levou a melhor no primeiro set anotando três quebras para cima de Halep, que por sua vez conseguiu bater o saque de Andreescu apenas uma vez. No segundo set, a romena teve break de vantagem em duas oportunidades diferentes, mas acabou cedendo a igualdade em ambas.
👏 @Bandreescu_ claims the first set against Halep, 6-3 #WTAFinals
Follow the action live --> https://t.co/PcsS4treus pic.twitter.com/pXVOoPZiSO— WTA (@WTA) 28 de outubro de 2019
Halep ainda precisou salvar um match-point quando sacava em 5/6 para forçar a decisão no tiebreak. Ela foi superior no desempate, não precisou defender mais match-points e precisou de três set-points até conseguir o empate.
No terceiro e decisivo set, Andreescu foi a primeira a quebrar, só que depois de abrir 2/1 e saque acabou perdendo os quatro games seguintes. A jovem canadense igualou os breaks no sétimo game, mas no oitavo novamente perdeu o saque. Halep então sacou em 5/3, confirmou o serviço e selou sua sofrida vitória na primeira rodada do Grupo Roxo do Finals.
👏👏 @Simona_Halep comes back from a set down to claim victory against Andreescu, 3-6, 7-6(6), 6-3, at the Shiseido @WTAFinals Shenzhen pic.twitter.com/YaL1vAoNQf
— WTA (@WTA) 28 de outubro de 2019
Svitolina bate Pliskova por 2 a 0
Um pouco mais cedo, também pelo mesmo grupo, Elina Svitolina levou a melhor para cima da tcheca Karolina Pliskova. Apesar da vitória em sets diretos, a ucraniana teve bastante trabalho, principalmente no primeiro set, que teve um disputado tiebreak, fechando o jogo com o placar final de 7/6 (14-12) e 6/4, após 1h55 de confronto.
Pliskova chegou a marcar 2/0 no primeiro set, mas não sustentou a vantagem até o final e levou a quebra de volta no quarto game. Veio então o tiebreak de 26 pontos, com apenas um set-point salvo por Svitolina, que precisou de sete para abrir 1 a 0. No segundo set, a ucraniana teve duas quebras a favor e uma contra para garantir assim a vitória.
“The tiebreak was the longest of my career!”
— WTA (@WTA) 28 de outubro de 2019
Defending champion @ElinaSvitolina reacts to her Shiseido @WTAFinals Shenzhen victory over Karolina Pliskova.
Presented by @SAPSports pic.twitter.com/9p90HCXaca