Shenzhen (China) - Principais favoritas do Grupo Vermelho para atingir as semifinais, a australiana Ashleigh Barty e a japonesa Naomi Osaka precisaram de muito trabalho para vencer a primeira rodada classificatória do WTA Finals.
A líder do ranking levou um susto no primeiro set, mas depois reagiu e derrotou a suíça Belinda Bencic, com parciais de 5/7, 6/1 e 6/2. Foi a estreia de ambas num Finals e um duelo inédito no circuito.
Osaka por sua vez necessitou de 2h39 de uma intensa batalha diante da canhota tcheca Petra Kvitova, marcando as parciais de 7/6 (7-1), 4/6 e 6/4, uma repetição de sua vitória no Australian Open de janeiro.
💪 overhead clinic @Naomi_Osaka_ #大坂なおみ #WTAFinals pic.twitter.com/SfLqeQNlzx
- WTA (@WTA) October 27, 2019
O apertado jogo entre Osaka e Kvitova viu intensas alternâncias. A japonesa teve uma quebra atrás no primeiro set e poderia ter simplificado a vitória se aproveitasse a vantagem no segundo 3/2 e saque no segundo, depois de Kvitova ter feito 2/0. Enfim, dominou amplamente o set decisivo, vendo a adversária sofrer com as duplas faltas (foram 9 no total).
Barty por sua vez precisou fazer ajustes após um primeiro set muito apertado, em que sofreu com os slices da adversária, e com apenas dois break-points, o primeiro evitado pela suíça e o segundo convertido para a vitória no primeiro set. A australiana então ficou mais agressiva e somou 30 winners na virada. Os pontos somados garantiram de vez o número 1 do ranking ao final de 2019, embora ela só precisasse entrar em quadra por três vezes para evitar qualquer risco.
💪 unstoppable! @BelindaBencic#WTAFinals pic.twitter.com/SAUgujdzGB
— WTA (@WTA) October 27, 2019
Com esses resultados, Barty e Osaka duelarão entre si na rodada de terça-feira e a vitória será um importante passo para a semifinal. Já Kvitova e Bencic fazem o jogo de perdedoras na busca por reação.
A primeira rodada do Grupo Roxo será realizada na manhã desta segunda-feira. Bianca Andreescu enfrentará Simona Halep pela primeira vez na carreira, às 9 horas, e Karolina Pliskova jogará às 6h30 contra a atual campeã Elina Svitolina, com placar de 4 a 4 nos confrontos diretos, mas nenhum ainda em 2019.